Uma enfermeira de João Pinheiro, de apenas 26 anos, está ajudando a mudar a forma como a qualidade do serviço público de saúde é vista em Minas Gerais. Larissa Rodrigues representou toda a região no I Simpósio Mineiro de Auditoria em Saúde, realizado na última sexta-feira, 03 de outubro. No evento, ela apresentou um case de sucesso sobre um modelo de auditoria interna que ela ajudou a desenvolver e implementar dentro do SUS, um sistema que fiscaliza e garante a qualidade do atendimento ao paciente, algo que não era uma prática comum na rede pública.
O trabalho, consolidado na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, partiu de uma convicção de Larissa. “Acreditei que no SUS era, sim, possível ter uma Auditoria de Qualidade, e que tudo poderia começar comigo, mesmo ouvindo ‘sempre foi assim'”, conta a enfermeira. Na prática, o modelo funciona como uma fiscalização interna e em tempo real. Enquanto nos hospitais particulares esse serviço foca principalmente nas cobranças dos planos de saúde, a iniciativa liderada por Larissa no SUS tem como foco principal a qualidade do cuidado.
O protocolo desenvolvido pela equipe acompanha toda a jornada do paciente: verifica se os registros médicos estão corretos, se os protocolos de saúde estão sendo seguidos, controla o uso de materiais e medicamentos caros e, o mais importante, monitora a qualidade e a segurança da assistência. “A gente analisa o que foi registrado, executado e cobrado para ver se corresponde ao que foi realizado na prática. Dessa forma, garantimos mais transparência, eficiência e resolutividade dentro do SUS”, explica Larissa.
O que começou com uma equipe de três pessoas (Larissa e duas estagiárias) hoje já conta com dez profissionais, incluindo quatro enfermeiras dedicadas. O sucesso foi tanto que o projeto se tornou um case de sucesso e uma referência no estado. “Tenho orgulho em dizer que estamos nos tornando referência em Auditoria Interna do SUS em Minas Gerais”, afirmou. A participação de Larissa no simpósio não só deu visibilidade ao trabalho, mas também reforçou o protagonismo dos profissionais de enfermagem na construção de um SUS mais eficiente e seguro para todos.