Outubro pode ter novas ondas de calor ainda mais fortes em Minas Gerais

Cidades mineiras têm 'refresco' em relação às temperaturas escaldantes dos últimos dias, mas novas ondas de calor podem ocorrer no próximo mês

A atuação de uma onda de calor que provocou recorde de calor em João Pinheiro e outras cidades de Minas Gerais chega ao fim, com o avanço de uma frente fria, que trouxe chuva para algumas cidades mineiras nesta quinta-feira, 28 de setembro.

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, e no fim de semana, sábado, 30 de setembro, e domingo 01 de outubro, o calor segue, especialmente na parte da tarde, com até 34ºC de máxima. O valor, no entanto, é bem abaixo do registrado nos últimos dias, que tiveram temperaturas escaldantes, chegando a 38ºC em João Pinheiro, e 43ºC em São Romão, no Norte de Minas.

Mas uma onda de calor tão forte quanto a que passou pode ocorrer em outubro? A resposta é sim, segundo o instituto Clima Tempo. Na verdade, o risco de novas ondas de calor é “altamente provável”.

A previsão indica a atuação de sistemas de alta pressão atmosférica — impedindo a formação de nuvens de chuva — estacionados sobre o Brasil durante outros períodos até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueios atmosféricos e, consequentemente, novas ondas de calor.

Outubro é um mês naturalmente mais quente do que setembro. Com isso, é possível que ocorram temperaturas mais altas do que as registradas na última onda de calor.

Por que está tão quente?

A primavera de 2023 está apresentando temperaturas elevadas devido à influência do fenômeno El Niño. Esse fenômeno provoca mudanças na circulação dos ventos em diferentes camadas da atmosfera, o que afeta a trajetória das frentes frias sobre a América do Sul. Como consequência, fica mais difícil a mistura do ar quente com o ar frio de origem polar, que por vezes acompanha as frentes frias até o Brasil.

Leia também

Deixe um comentário

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários