InícioCidadePesquisa Veritá: Pedro Gil lidera corrida pelo executivo de João Pinheiro com...

Pesquisa Veritá: Pedro Gil lidera corrida pelo executivo de João Pinheiro com 12,4 pontos a frente de Glaucon Cardoso

O instituto Veritá ouviu 402 eleitores e o resultado apresenta margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos

Publicado em

O Instituto Veritá divulgou, nesta terça-feira (01), uma pesquisa eleitoral, sob o registro MG-09639/2024, que mostra Pedro Gil à frente da corrida pelo executivo de João Pinheiro. Com 54,8 pontos percentuais válidos , o candidato do Solidariedade é seguido por Glaucon (NOVO), que apresentou 42,4 pontos percentuais válidos. A margem de erro é de 4,9 para mais ou para menos.

Segundo as informações oficiais divulgadas pelo Instituto Veritá as entrevistas iniciaram no dia 26/09/2024 e terminaram no dia 30/09/2024. O resultado foi registrado na Justiça Eleitoral e divulgado nesta terça-feira, 01 de outubro.

A pesquisa foi do tipo estimulada, ou seja, os eleitores foram apresentados com uma lista de candidatos antes de escolher em quem votariam. Esse método é utilizado para medir a intenção de voto considerando apenas os nomes já colocados na disputa.

Além dos votos válidos, 22,9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 1,9% não souberam ou não responderam à pesquisa.

No total, 402 eleitores pinheirenses foram entrevistados sob a metodologia de pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas individuais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado de João Pinheiro – MG.

Assim, o resultado oficial da pesquisa mostrou Pedro Gil (SOLIDARIEDADE) com 54,8 pontos percentuais, seguido de Glaucon Cardoso (NOVO) com 42,4 pontos percentuais e, por último, Mário Luiz (AVANTE) com 2,8 pontos percentuais, considerando a margem de erro de 4,9 pontos percentuais.

como é feito o cálculo

Na pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Veritá, as porcentagens válidas referem-se apenas aos votos que foram direcionados aos candidatos, excluindo brancos, nulos e indecisos. Ou seja, dos eleitores que já escolheram um candidato, Pedro Gil obteve 54,8% das intenções de voto, Gláucon Cardoso ficou com 42,4%, e Mário Luiz com 2,8%. Esses números mostram a distribuição das intenções de voto entre os eleitores que definiram seu candidato. Já os votos brancos e nulos, que representam 22,9% dos entrevistados, não são considerados no cálculo das porcentagens válidas.

A porcentagem acumulativa é a soma progressiva das porcentagens válidas dos candidatos. Por exemplo, Pedro Gil com 54,8% acumulado com os 42,4% de Gláucon Cardoso resulta em 97,2%, e ao somar os 2,8% de Mário Luiz, a porcentagem acumulada chega a 100%. Isso reflete o total das intenções de voto válidas entre os candidatos. Além disso, 1,9% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder, ficando fora desse cálculo acumulativo de votos válidos.

Além das porcentagens válidas, é importante considerar o percentual total, que inclui todos os votos, sejam eles válidos, brancos, nulos ou de eleitores indecisos. Nesse caso, o percentual total é dividido entre 41,2% para Pedro Gil, 31,9% para Gláucon Cardoso e 2,1% para Mário Luiz, somando 75,2% de votos válidos. Já os votos brancos e nulos representam 22,9%, enquanto 1,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder. Somando essas porcentagens (75,2% de válidos, 22,9% de brancos/nulos e 1,9% de indecisos), chegamos a um total de 100%, que reflete todas as intenções de voto contabilizadas na pesquisa, considerando tanto os votos direcionados a candidatos quanto os não válidos.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


12 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Jt
1 mês atrás

Dessa vez colocaram pouco , na outra o Jamir ganhava do Sérgio com mais de 20% e as outra o atual até perdia por 5% kkkk , como confiar numa pesquisa fraudulenta dessa .

Jackson Magalhães Klose
1 mês atrás

Faltou o site informar aos leitores quem contratou essa pesquisa.

Renato
1 mês atrás

Pesquisa encomendada pelo Pedro GIl, que pagou 17k

Eu
1 mês atrás

Eu questionei que vocês não podem publicar pesquisa sem número de registro vocês apagaram pode apagar agora que está salvo

Eu
1 mês atrás

Acho que jpagora fez uma publicação irregular toda divulgação tem que ter o número de registro no TSE pode ser penalizado

Pinheirense
1 mês atrás

O número de registro em cartório da pesquisa está nas redes sociais, está nas rádios.

Revoltado
1 mês atrás

Glauco é medroso e não vai nos debates porque não tem propostas de governo

Ivone
1 mês atrás
Resposta para  Revoltado

Gago não pode passar nervoso, tenha empatia

#30

JUAN PABLO MONTOIA
1 mês atrás
Resposta para  Revoltado

PROPOSTA ATE EU TENHO……………………… NÃO DAO CONTA DE ACABAR NEN COM OS PERNILONGOS , VAO FAZER, KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bbb
1 mês atrás

A diferença vai ser maior, 77 neles

JUAN PABLO MONTOIA
1 mês atrás
Resposta para  Bbb

vamo ver 30 neles

Revoltado
1 mês atrás

Última eleição o verita deu pra o Edinho 75% de votos e estava certo, única pesquisa confiável