InícioCidadePinheirense de 19 anos conclui curso avançado de gastronomia em uma das...

Pinheirense de 19 anos conclui curso avançado de gastronomia em uma das maiores escolas culinárias do mundo

Vinícius Dornelas Mota Silva concluiu o curso avançado na Le Cordon Bleu, uma das maiores escolas culinárias do mundo

Publicado em

A redação do JP Agora tem a satisfação de noticiar, nesta segunda-feira (24), mais um feito incrível para a cidade de João Pinheiro vinda de um jovem e talentoso pinheirense de apenas 19 anos. Trata-se de Vinícius Dornelas Mota Silva, que concluiu um curso de culinária avançada na Le Cordon Bleu, escola de culinária francesa considerada uma das maiores do mundo. Tivemos a honra de entrevistar o chef e você conhece um pouco de sua história a seguir.

Vinicius contou à redação do JP Agora que descobriu sua paixão pela gastronomia quando tinha 6 anos de idade, mas foi um pouquinho mais tarde que, apoiado por seus pais, começou a dar os primeiros passos na cozinha. Foi então que, já aos 8 anos, ele já cozinhava para a irmã.

“Desde os 6 anos já consumia conteúdos de gastronomia pela televisão. E desde essa época eu tenho minhas primeiras lembranças na cozinha, fazia comidas para mim e para minha irmã quando meus pais saiam desde os 8 anos. Era incrível e estas são minhas primeiras lembranças na gastronomia”, disse Vinícius.

Como tal feito é novidade para a cidade de João Pinheiro, nosso repórter questionou ao chef Vinícius como funciona o curso. Com paciência e muita humildade, o pinheirense comentou os principais pontos, ressaltando a grandiosidade da escola Le Cordon Bleu no cenário gastronômico mundial.

“O curso é dividido em três níveis, o básico, intermediário e o avançado. Eu completei os três. A Le Cordon Bleu possui dois campus no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saí de João Pinheiro e fui para São Paulo, onde fiz o básico e o intermediário. Depois fui para o Rio de Janeiro, onde conclui o nível avançado. Nesse tempo, eu fiz estágio na cozinha de produção da escola e como auxiliar chefe de três chefes da escola, que são os chefes superiores. O chefe Michel Darque viu meu desempenho nas aulas práticas e me convidou para ser auxiliar chefe dele e, eu sendo auxiliar chefe dele, mais dois chefes da escola me chamaram para ser auxiliar deles também, o Alain Uzan e Paulo Soares”, explicou o chef à redação do site.

Especialização em Cuisine, diploma entregue e futuro

Nosso repórter, já pensando na oportunidade de conhecer o trabalho do chef em João Pinheiro, questionou se ele tem pretensões de regressar à sua cidade natal em um futuro próximo. Vinícius explicou que, por enquanto, pretende angariar mais experiência fora para se qualificar ainda mais. Apesar disso, não vai deixar seus familiares, amigos e a população pinheirense na mão.

“Vou seguir buscando experiência antes de montar meu próprio negócio. Mas vou a João Pinheiro de 50 em 50 dias e passarei uma semana fazendo trabalhos. No mês passado, fiz um evento para 90 pessoas e deu muito certo. Então, farei dessa forma e também trabalharei como Personal Chef com agenda em João Pinheiro. Vai ser muito bacana”, destacou o chef Vinícius Dornelas.

O pinheirense contou que sua formação foi especializada em Cuisine, que significa “comida de sal”. Questionado sobre a importância do curso na Le Cordon Bleu, o chef Vinícius relembrou a importância da culinária francesa na história mundial. Ao final, ele relembrou o que precisou fazer para concluir o nível avançado e receber o diploma.

“O que mais levamos da cozinha francesa são as técnicas, pelo fato de ser a gastronomia com mais técnicas do mundo e com elas podemos usar ingredientes e receitas do mundo todo pra criar pratos autorais ou recriar pratos típicos de qualquer região usando a mesma técnica. Peguei o diploma no dia 14 de abril e, para isso, precisei criar 2 pratos autorais, uma Amuse-bouche que nada mais é que uma entrada e também tive que criar um prato principal. Eu tinha 3 opções de proteínas como a principal do prato, que era Filet de porco, Posta de robalo e Polvo, eu escolhi o Robalo e deu tudo certo. Os dois pratos foram avaliados por todos Chefs da escola e pelo diretor geral da Le Cordon Bleu”, destacou o pinheirense.

Ao final da entrevista, o chef Vinícius Dornelas aproveitou o espaço para agradecer aos seus familiares e amigos pelo apoio.

“Só tenho que agradecer mesmo pelo carinho e pelo apoio. Ao pessoal do JP Agora, quero registrar que quando eu morava em São Paulo, ainda estava fazendo o curso básico, eu vi uma postagem de um jogador da Ponte Preta e eu falei que um dia eu estaria no jornal também. Isso está acontecendo agora e estou muito feliz. Meu muito obrigado a todos. Peço que me sigam no Instagram pelo @viniciusdornelas__ para ficarem por dentro dos próximos eventos em João Pinheiro”, finalizou o chef.

O JP Agora se orgulha em ter servido de inspiração para o chef Vinícius Dornelas. Desejamos todo o sucesso do mundo para este jovem e talentoso pinheirense. Siga o chef pelo Instagram @viniciusdornelas__.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Rubinho
11 meses atrás

Parabéns Vinícius , com sua humildade de sempre vc vai cada vez mais longe ! Sucesso pra vc , que Deus ilumine seus próximos passos e seus sonhos !!!

welington ney
11 meses atrás

Fui seu professor de história no ensino médio, colégio Cenecista, aluno aplicado, calmo, atencioso, fico lisonjeado pela sua conquista, um orgulho para os pinheirenses.