Prefeitura tenta barrar, mas justiça garante Feira da Lua de Natal com 30% de espaço para lojistas de João Pinheiro

Decisão judicial derrubou restrições da nova lei municipal; evento será aberto ao público na terça-feira, 16 de dezembro

Parecia que as portas estavam fechadas e que o comércio itinerante não encontraria espaço no final deste ano, mas uma reviravolta mudou o desfecho dessa história. O que tinha tudo para ser um embate burocrático silencioso se transformou em uma disputa pública entre o poder executivo e a livre iniciativa, resultando em uma decisão que vai movimentar a cidade nos próximos dias, entre o dia 16 e 21 de dezembro. Contra a vontade da administração municipal, a Feira da Lua está confirmada e chega com uma edição especial de Natal.

A feira será realizada no antigo Supermercado ABC e tem início programado para o período de 16 de dezembro a 21 de dezembro, prometendo vários dias de promoções focadas no vestuário e no clima de fim de ano. A realização do evento acontece sob a força de uma liminar judicial. A organização recorreu à justiça após a Prefeitura de João Pinheiro aprovar dias atrás, em regime de urgência, uma lei criada especificamente para frear esse tipo de comércio na cidade.

A tentativa do executivo de barrar o evento se deu através do Projeto de Lei 148/2025, que impôs regras rígidas, como a exigência de solicitação com 60 dias de antecedência e uma extensa lista de documentações. No entanto, o “tiro saiu pela culatra”. O judiciário entendeu que a proibição ou o excesso de burocracia para impedir a feira configurava uma afronta aos princípios da livre concorrência e da livre iniciativa, garantindo assim o direito dos organizadores de montarem suas estruturas.

O juiz responsável pelo caso condicionou a validade da liminar à reserva de cota para os lojistas pinheirenses, garantindo que o comércio da cidade também possa explorar o fluxo de consumidores no local.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parabens ao Juiz, decisão corretíssima, a livre concorrência e sempre bem vinda.

N tem lei no mundo q proiba o livre comercio

E mais uma vez o prefeito passando vergonha

Acho que os vereadores, pensaram , somos os maiorais, nem juiz manda em nois kkkkk vamos fazer a lei e vai funcionar, kkkk

TOMARA QUE NÃO TENHA ATAQUES E CHILIQUES PARA ABRIR US PORTÃOS, CURUIS

Que tiro no pé, impediram a feira, agora vão fazer na véspera do natal. Mercado local se ferrou.