A primeira reunião da Câmara Municipal de João Pinheiro em 2025 aconteceu na noite desta segunda-feira, 20 de janeiro, e marcou o início dos trabalhos legislativos do ano. A sessão, que durou cerca de três horas, contou com a presença do prefeito Gláucon Cardoso e de secretários municipais. Durante a sessão, os vereadores apresentaram diversas indicações ao Executivo Municipal, além de elegerem as comissões da Casa e analisarem projetos em regime de urgência.
Todos os vereadores eleitos estavam presentes. Entre os temas discutidos, infraestrutura rural, educação e mobilidade urbana estiveram entre as principais demandas levadas ao plenário. Foram 18 indicações apresentadas, com destaque para a recuperação de estradas que dão acesso a comunidades e distritos, a construção de creches e a melhoria do trânsito, incluindo asfaltamento e sinalização. Os vereadores Alexandre da Farmácia, Gordinho do Açougue, Sargento Darley e Simone Prado foram os que mais apresentaram indicações, com três pedidos cada.
Além das indicações, foram realizadas as eleições das comissões da Câmara Municipal, com todas as chapas aprovadas por unanimidade. Confira a composição de cada uma:
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
Presidente: Herculano Bolsonaro
Vice-presidente: Gordinho do Açougue
Membro efetivo: Afonso Oliveira - Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas
Presidente: Gordinho do Açougue
Vice-presidente: Simone do Prado
Membro efetivo: Sargento Darley - Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social
Presidente: Osmar Xavier
Vice-presidente: Alexandre da Farmácia
Membro efetivo: Simone do Prado - Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente
Presidente: Uilian Motorista
Vice-presidente: Osmar Xavier
Membro efetivo: Flávio Babu - Comissão de Segurança, Direitos da Mulher, Criança e Adolescente
Presidente: Simone do Prado
Vice-presidente: Flávio Babu
Membro efetivo: Alexandre da Farmácia - Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Presidente: Sargento Darley
Vice-presidente: Landim Gari
Membro efetivo: Uilian Motorista
O Executivo também enviou ofícios solicitando aprovação de projetos em regime de urgência. Foram incluindo incentivo fiscal para pagamento de créditos tributários vencidos inscritos na dívida ativa até 31 de dezembro de 2024, repasse de fomento financeiro para a APAE de João Pinheiro, revogação do inciso VIII do artigo 10 da Lei Municipal 2.212/2018 e criação do estágio de educandos.
Todos os projetos foram aprovados por unanimidade, com exceção do termo de fomento à APAE, que foi retirado de pauta para reavaliação e possível aumento do valor do repasse, já que o montante proposto inicialmente era o mesmo do ano anterior.
Será q melhora alguma coisa na cidade, João Pinheiro e a cidade mais abandonada quer já viu ruas tudo emburacada n tem lugar nenhum p ir com a família se tem festa u horário de acabar e cedo o cidadinha em povo de João Pinheiro querem saber só de fofoca e benefícios próprio Deus abençoe q melhore em alguma coisa