Uma professora da Escola Municipal Israel Pinheiro – CAIC está promovendo um projeto com seus alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA que os incentiva à leitura. Andréia Nascimento, que possui 25 anos de docência, contou à reportagem do JP Agora sobre os benefícios que tal ação vem ocasionando aos alunos.
Em breve entrevista ao nosso repórter, a professora Andréia Nascimento destacou que o objetivo principal do projeto é desenvolver o hábito da leitura nos alunos do EJA que, muitas das vezes, não possuíam este costume muito pela falta de tempo. Por isso, o desafio da professora foi encontrar uma forma de contornar tal situação. Confira.
“Estamos desenvolvendo o projeto Leitura em Ação na EJA. Dentro dele, estamos fazendo a ação Café com Leitura. Nesse projeto temos o objetivo de desenvolver a leitura, despertar, estimular o interesse do aluno pela leitura. Como nossos alunos da EJA não tem tempo de ler pelo trabalho, estamos levando a leitura de todas as formas, através da mala de leitura, através de vídeos, através de livros diferentes, através de visita à biblioteca, eles vão tomar café comigo toda quarta e quinta para comentar o livro comigo. Estamos promovendo entrevistas com o autor José Carvalho, de João Pinheiro. Ele virá na escola responder as dúvidas dos alunos”, destacou Andréia.
Questionada sobre os benefícios que já notou em seus alunos depois do projeto, Andréia esbanjou gratidão ao falar que todos melhoraram em sala de aula depois que começaram a ler mais.
“Eu vejo uma grande evolução. Colocamos os professores da instituição para falar aos alunos sobre a importância da leitura e nós temos visto na sala de aula que eles entenderam a importância, que eles tem buscado ler mais, vejo o interesse deles, a atenção deles quando estamos espondo os trabalhos. Eles só não leem mais pelo tempo corrido, mas eles viram a importância do aprendizado, do conhecimento que a leitura possibilita. Isso para nós é muito importante”, destacou Andréia.
O JP Agora enquanto portal de notícias que veicula seus trabalhos na modalidade escrita sabe muito bem da importância da leitura para a sociedade. Por isso, parabenizamos a ação da professora Andréia e toda a equipe do CAIC por apoiarem o projeto. Sem dúvidas, os alunos do EJA lembrarão deste apoio pelo resto da vida.
Parabéns 2 vezes, por ser professora num país como o Brasil e pelo projeto.