Uma moradora do bairro Esplanada, em João Pinheiro, vive uma situação angustiante após encontrar mais um de seus gatos mortos por envenenamento. O caso aconteceu por volta das 13h da última terça-feira, 5 de novembro, quando a gata, apelidada de Obama, foi encontrada sem vida. A gata tinha apenas um ano de idade e já havia perdido a mãe, Gizele, também vítima de envenenamento.
Segundo o relato da tutora dos animais, Xenia, de 40 anos, estava junto com seu ajudante alimentando os cachorros e gatos da família quando percebeu que Obama não aparecia, o que era incomum, já que a gata costumava estar por perto na hora do almoço. Seu filho, ao sair para buscar ramos de plantas para preparar um remédio para os cachorros, encontrou Obama já morta e sem sinais aparentes de ferimentos. “Ontem mesmo ela estava extremamente saudável e brincando com o outro gato que temos aqui”, contou Xenia.
A tutora também relatou que Gizele, mãe de Obama, havia sido envenenada anteriormente, mas na primeira vez conseguiram socorrê-la. No entanto, em uma segunda ocasião, não houve tempo para o resgate, e a gata acabou falecendo. Além disso, outro gato da mesma família, apelidado de Noé, também foi vítima de envenenamento neste ano. “Estou muito triste, fui ao quartel, mas para registrar preciso de no mínimo suspeitar de alguém”, desabafou Xenia.
Um outro morador também do bairro Esplanada procurou o JP Agora para expressar sua preocupação. Ele disse que tenta ao máximo manter seu gato de estimação dentro de casa, temendo pelo envenenamento. “Esse que tenho agora é novo, e o que eu tinha antes morreu de envenenamento, é muito cruel quem faz isso, agora eu faço de tudo para que ele não saia de casa, porque pode ser envenenado”, disse um outro morador que está assustado com a situação, mas preferiu não se identificar.
Envenenar animais é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 14.064/2020), que aumentou a pena para detenção de 2 a 5 anos, além de multa, podendo ser aumentada em até 1/3 se o crime resultar na morte do animal.
Envenenar animais é um ato cruel e ilegal, e quem o pratica está sujeito a severas punições.