A manhã de sábado, 04 de outubro, foi marcada por um verdadeiro show de solidariedade em João Pinheiro. Após um longo período sem receber uma coleta externa, a cidade se mobilizou em peso para a campanha de doação de sangue, uma iniciativa do Rotary Club de João Pinheiro Participação em parceria com a Prefeitura e a Fundação Hemominas. O resultado foi um sucesso absoluto: as 80 vagas disponíveis se esgotaram em tempo recorde e a procura superou a marca de 200 pessoas, mostrando a força do espírito solidário pinheirense.
A campanha representou um marco para a cidade, que há muito tempo não recebia a equipe do Hemominas. “O pessoal aqui da nossa cidade tinha que estar saindo daqui e indo até Patos de Minas para fazer a doação”, explicou Jamir Andrade, do Rotary. A iniciativa trouxe comodidade e segurança aos doadores, que antes precisavam enfrentar a estrada. A resposta da população foi imediata e surpreendente. “Foi em tempo recorde o preenchimento das 80 vagas. Inclusive, muita gente chegando aqui nesse momento mesmo sem estar inscrito, se colocando à disposição”, comemorou Jamir.
Dagma Martinelia, responsável pela captação de doadores do Hemominas de Patos de Minas, ficou emocionada com a recepção. “João Pinheiro superou as expectativas. A gente só tem a agradecer à população por tanta solidariedade na veia”, afirmou. Ela destacou a importância do gesto, lembrando que o sangue é um recurso insubstituível. “Nós não temos o sangue para comprar em farmácia. Só conseguimos através da solidariedade de cada pessoa que vem até aqui e estende o braço para ajudar o próximo”, explicou Dagma.
A boa notícia para quem não conseguiu doar é que a espera não será mais tão longa. O prefeito Gláucon Cardoso anunciou uma novidade que promete transformar a doação de sangue no município. “Vamos instituir um novo programa junto com o Hemominas para que a gente possa fazer uma doação mensal de sangue aqui dentro do município mesmo”, revelou o prefeito. A medida, segundo ele, eliminará a necessidade das caravanas para Patos de Minas, reduzindo custos, tempo e os riscos da estrada. “A nossa doação será feita aqui no próprio município de João Pinheiro”, finalizou.