STF define pena de Bolsonaro em 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe

Ex-presidente foi condenado a regime fechado por crimes como organização criminosa e golpe de Estado. Relator, ministro Alexandre de Moraes detalhou o cálculo da pena, que ainda cabe recurso

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou, nesta quinta-feira (11), a pena total do ex-presidente Jair Bolsonaro em 27 anos e 3 meses de prisão por sua participação na trama para um golpe de Estado. A decisão estabelece o cumprimento da sentença em regime inicial fechado e marca um desfecho para o julgamento que investigou os ataques à democracia no país.

A pena final é uma soma das condenações por cinco crimes diferentes, com o cálculo proposto pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. A dosimetria (cálculo da pena) levou em conta atenuantes, como a idade do ex-presidente, e agravantes, como o fato de ele ter comandado a organização criminosa.

Somadas, as sentenças resultam em 27 anos e 3 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, além de uma multa de 124 dias-multa de dois salários mínimos, algo em torno de mais de 300 mil reais.

Prisão não é imediata

Apesar da definição da pena, a prisão de Bolsonaro não acontecerá agora. A defesa do ex-presidente ainda pode apresentar recursos (embargos de declaração) à própria Turma. A execução da sentença, incluindo a prisão, só ocorrerá após o esgotamento de todas as possibilidades recursais, o chamado trânsito em julgado.

A condenação se baseou na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que utilizou provas como vídeos de reuniões, documentos com planos golpistas e lives para demonstrar que os réus agiram para subverter a ordem democrática e impedir a posse do presidente eleito entre 2021 e 2023.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Uma piada esse julgamento, enfim brazil