Uma tradição natalina de João Pinheiro será quebrada este ano. O Instituto Solidariedade e Ação (ISA) comunicou que a aclamada decoração “Natal das Agulhas Mágicas”, que encanta a cidade há seis anos, não será realizada em 2025. A decisão, anunciada com pesar pelo grupo, é resultado de “vários desencontros” e problemas no cronograma.
A decoração do Instituto ISA era um dos pontos altos do Natal pinheirense. O projeto consistia em um belíssimo presépio feito de tricô que ficava na Praça Major Mendonça, em frente ao Village Mall. Além disso, havia uma árvore de Natal de 10 metros feita em crochê e tricô, as árvores da praça eram enfeitadas com tricôs coloridos, havia iluminação especial e diversas estrelas no canteiro central que se estendia até a BR-040.
O trabalho, feito por um grupo de mulheres, era minucioso e durava o ano todo, envolvendo confecção, lavagem, conserto, armazenamento e planejamento. “Foi muito gratificante trabalhar durante todo ano, fazer, lavar, consertar, armazenar, fazer novos planejamentos e executar. Correr atrás de parcerias e patrocinadores”, diz a nota do Instituto.
No entanto, este ano, o grupo enfrentou dificuldades. “Infelizmente, este ano ocorreram vários desencontros. Iniciativas que ficaram esperando respostas e que não foram dadas, expectativas que não se cumpriram”, comunicou o ISA.
O Instituto explicou que o trabalho artesanal exige um cronograma rígido, que não pode ser comprometido. “O grupo é na sua maioria de mulheres mais maduras e o trabalho é mais lento. E se o cronograma não for executado em tempo hábil não conseguimos apresentar todo encantamento que o espírito merece”, justificou o ISA.
A todos que gostam e esperam o Natal “Agulhas Mágicas”, o Instituto pediu compreensão e desculpas. A ausência da decoração deixará a Praça Major Mendonça e o centro da cidade com um brilho a menos neste final de ano.
