O que deveria ser um procedimento de rotina se transformou em um trauma para uma família de João Pinheiro nesta terça-feira (14). Zico, um cachorrinho saudável da raça Pinscher de 1 ano e 7 meses, morreu minutos após ser submetido a uma cirurgia de castração no CastraMóvel, projeto que atua na cidade. A família está desolada e busca por respostas.
Segundo a família, o animal foi levado por seus tutores até a unidade do CastraMóvel que está instalada no bairro Cais. Convencido pelos responsáveis de que o procedimento era rápido e seguro, a família aceitou cirurgia. No entanto, logo após o término da operação, o pior aconteceu, o pequeno Zico sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu. O sentimento de perda e a busca por respostas agora marcam o luto dos tutores.
“Não teve termo nenhuma, e outra eles nem falaram par agente fazer exames nele antes, muito pelo contrário, falou que a castração era segura e não tinha risco nenhum, principalmente macho. Ele era saudável, hoje faz vinte dias que eu levei ele no veterinário, ele mesmo disse que ele era saudável”, disse a tutora.
AMNOR se posiciona em nota oficial
Em resposta ao ocorrido, a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR), responsável pela coordenação técnica do programa, emitiu uma nota de esclarecimento. No comunicado, a associação “lamenta profundamente o fato e se solidariza com os tutores, compreendendo a dor da perda”.
A AMNOR ressaltou que todos os procedimentos seguem os protocolos de segurança do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e são executados por profissionais habilitados. A nota informa que, embora todos os cuidados tenham sido tomados, a equipe técnica realizará uma “análise detalhada do caso para identificar eventuais causas do ocorrido”.
A associação também destacou que fatalidades, embora raras, podem acontecer. “É importante destacar que, apesar de raros, óbitos durante procedimentos cirúrgicos podem ocorrer em razão de reações imprevisíveis à anestesia ou de condições clínicas pré-existentes do animal”, explica o texto, lembrando que os tutores são esclarecidos sobre os riscos antes da cirurgia.
Para dimensionar a raridade do evento, a nota informa que, somente em 2025, foram realizadas 317 castrações, com o registro de apenas dois óbitos, incluindo o de Zico. A AMNOR reafirmou seu “compromisso com a transparência, o respeito à população e o bem-estar animal”
O CastraMóvel é uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de João Pinheiro, o Ministério Público, a Amnor e a Plataforma Semente.
Infelizmente essas coisas podem acontecer, embora não seja da vontade de ninguém