Pediu água, ganhou comida, vestiu uma camisa emprestada e foi embora agradecido. Dez minutos depois, voltou armado com uma espingarda apontada para o rosto de quem tinha acabado de ajudá-lo. Um produtor rural de 71 anos, que mora sozinho na zona rural de João Pinheiro, viveu uma noite de terror na sexta-feira (24) ao ser assaltado por um homem que ele mesmo havia acolhido minutos antes.
O suspeito, Lucas Guilherme Marinho de Souza, de 26 anos, natural de Várzea da Palma, chegou à fazenda por volta das 19h dizendo que procurava uma carvoaria. Sem camisa, pediu água, comida e uma peça de roupa ao idoso, que atendeu sem hesitar. Lucas agradeceu e saiu. Pouco depois, os cachorros da propriedade começaram a latir sem parar. Quando o produtor abriu a porta para ver o que era, deu de cara com o mesmo homem, agora apontando uma espingarda polveira e gritando: “Perdeu, perdeu! Não quis me levar na carvoeira, agora vai me dar a sua moto”.
O que veio depois foi pura violência. Lucas partiu para cima do idoso sem motivo, e os dois entraram em luta corporal. Depois de agredir o idoso, o suspeito amarrou as mãos do produtor para trás e exigiu a chave da motocicleta Honda Tornado e um capacete. O idoso, sem alternativa, cedeu. Mas o destino não colaborou com o ladrão, a bateria da moto estava descarregada e ele não conseguiu ligar. Depois de empurrar a moto por cerca de 200 metros, abandonou ela na estrada e fugiu a pé no meio da escuridão.
Após conseguir se soltar, o produtor rural ligou para um amigo no distrito de Canabrava pedindo socorro e passou a noite na casa de um vizinho. A notícia do assalto caiu nos grupos de WhatsApp da região e o que aconteceu depois surpreendeu até a polícia! Moradores montaram uma força-tarefa por conta própria, varreram a zona rural e localizaram o suspeito na manhã de sábado (25), já no Assentamento Santa Helena, em Buritizeiro. Lucas foi capturado, amarrado em uma árvore às margens da MG-408 e ficou ali esperando a PM chegar para “recolher” o preso. A espingarda que ele usou no crime foi colocada do lado dele.
O suspeito confirmou tudo à polícia e disse que queria a moto para voltar a Várzea da Palma. Ele foi preso em flagrante por tentativa de roubo e lesão corporal e encaminhado à delegacia junto com a espingarda artesanal apreendida. O produtor rural recebeu atendimento médico e foi liberado.
