Vai ser em João Pinheiro! Município é escolhido para sediar a maior fazenda de café arábica do mundo

Projeto Jacurutu Coffee terá 5.500 hectares de plantação e prevê uma produção anual de 2,6 milhões de sacas

Uma notícia histórica para o agronegócio e para a economia de João Pinheiro foi confirmada, a cidade se prepara para receber a maior fazenda individual de café arábica do mundo. Batizado de Jacurutu Coffee, o projeto monumental prevê um investimento de R$ 1,05 bilhão e promete transformar a região em uma potência global na produção de café de alta qualidade.

A megafazenda, que será instalada no município, ocupará uma área de 5.500 hectares, totalmente irrigada com tecnologia de ponta, incluindo pivôs centrais e gotejamento. A iniciativa é uma união de gigantes do setor, os grupos Santos & Dias e Ruiz Coffee, com a consultoria estratégica da Eldorado Terra, empresa que estruturou o projeto.

O plantio está programado para começar em 2026, com uma área inicial de 600 hectares. A expectativa é que, em um prazo de até dez anos, a fazenda atinja sua capacidade máxima, com uma produção anual impressionante de 2,6 milhões de sacas de café.

A escolha de João Pinheiro não foi por acaso. A região foi selecionada por suas condições climáticas ideais para o cultivo do café arábica, que combinam alta produtividade com baixo risco de geadas. Para garantir o sucesso da irrigação, o projeto já conta com represas que somam 240 hectares de lâmina d’água.

Além da grandiosidade, o projeto nasce com um forte compromisso com a sustentabilidade. A Jacurutu Coffee seguirá um modelo que preserva um hectare de vegetação nativa para cada hectare cultivado, cumprindo rigorosamente as leis ambientais brasileiras.

O impacto mais esperado para a população local é a geração de empregos. A implantação da fazenda deve criar cerca de 600 empregos diretos e outros 2.000 indiretos, movimentando a economia e gerando novas oportunidades para os pinheirenses.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


3 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Notícia muito boa!…
Nossa amada João Pinheiro tem grande potecial para crescimento e desenvolvimento sustentável!…
Em breve seremos um dos grandes centros sócio econômicos do nosso Brasil!…

Estamos bem na produção de cana de açúcar, agora café, parabéns ao agro

Até que enfim veja uma notícia boa, a gente cansa de tanta notícia ruim, graças a Deus por essa notícia, parabéns João Pinheiro, parabéns pinheirenses