Veja o vídeo: morador flagra ladrão furtando fios em plena luz do dia em João Pinheiro

Morador registrou em vídeo a ação do criminoso, que subiu em um muro para cortar e puxar a fiação. Prática, que tem se tornado comum na cidade, agora pode render até 8 anos de prisão

A ousadia de criminosos tem tirado a paciência dos moradores de João Pinheiro. Em plena luz do dia, neste domingo, 14 de setembro, um homem foi flagrado em vídeo subindo no muro de uma casa em construção para furtar fios de telefonia, na Rua Antônio Romero, no bairro Papagaio. A prática, que visa extrair o cobre do material, tem se tornado um problema crônico na cidade, com fiação cortada e caída em diversos bairros.

As imagens, registradas por um morador indignado, mostram o homem agindo tranquilamente, sem se preocupar em ser visto. Ele sobe no muro, puxa os fios com força e depois vai embora. A cena evidencia uma coisa: A bandidagem perdeu o respeito!, mas o que muitos desses criminosos talvez não saibam é que a punição para este tipo de delito ficou muito mais severa.

Nova lei prevê até 8 anos de prisão para furto de fios

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que aumenta significativamente as penas para quem furta, rouba ou recepta cabos e equipamentos de serviços essenciais, como telefonia, internet e energia elétrica.

A Lei nº 15.181/2025, publicada em julho, alterou o Código Penal e agora classifica o furto de fios e cabos como furto qualificado. A pena, que antes era mais branda, agora é de reclusão de dois a oito anos.

A legislação também endureceu as penas para outros crimes relacionados:

  • Roubo: A pena para o roubo desses materiais passou a ser de seis a 12 anos de reclusão.
  • Receptação: Quem for pego comprando ou vendendo o material furtado terá a pena dobrada em relação à lei anterior.
  • Interrupção de Serviço: Se o crime interromper um serviço essencial, como internet ou telefone, durante uma calamidade pública, a pena também será aplicada em dobro.

A nova lei visa combater uma prática que causa enormes prejuízos não só para as empresas, mas principalmente para a população, que fica sem acesso a serviços básicos. A legislação também impõe obrigações às operadoras, que devem garantir a origem lícita de seus materiais, sob risco de serem punidas.

Até o fechamento desta matéria, não há informações se o ladrão flagrado no vídeo foi localizado e preso pela polícia.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


4 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

A polícia tem que investigar quem compra, se tem quem rouba e por que tem quem compra!

Faz o L lulis

Não prende porque não quer

Um peste dessa não toma uma descarga elétrica para dar sossego. kkkkkkkkkkkk