Estão circulando em todo o Brasil mensagens falsas notificando multas e penalidades, como a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enviadas por meio de SMS, e-mail e aplicativos de mensagens. Os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de vários estados alertam que essas mensagens são golpes e direcionam para links que não pertencem aos órgãos oficiais de trânsito.
A tentativa de golpe ocorre da seguinte maneira: o condutor recebe uma mensagem via SMS informando que sua CNH está em processo de suspensão. Ao clicar no link fornecido, ele é direcionado a uma página que imita o site do GOV.BR, do Governo Federal. O site fraudulento solicita o preenchimento de informações pessoais, como dados do condutor e detalhes sobre a infração, apresentando também valores de multa e uma opção de “regularizar” a situação.
Conforme a orientação do sistema falso, para liberar a CNH, o cidadão deve realizar uma transferência via PIX, com valores que variam entre R$ 119 e R$ 193. Muitos condutores têm caído no golpe e feito pagamentos indevidos, acreditando ser uma solicitação legítima.
É importante reforçar que nenhum órgão do Governo, incluindo o DETRAN e o Governo Federal, solicita pagamentos ou informações pessoais por SMS ou e-mail. Caso receba alguma mensagem desse tipo, não clique em links suspeitos e busque sempre verificar a situação da sua CNH diretamente no site oficial do DETRAN do seu estado ou por meio dos canais oficiais do Governo Federal.
Fique atento e informe amigos e familiares sobre essa tentativa de golpe, para que ninguém seja prejudicado por mensagens fraudulentas. Em caso de dúvidas ou suspeitas, entre em contato com o DETRAN local para garantir que suas informações estejam protegidas.