Os números da Covid-19 de João Pinheiro e de todo o mundo mostram que estamos muito perto de noticiar aquilo que estamos há mais de um ano querendo noticiar: a pandemia está completamente controlada. No maior município de Minas Gerais, já são três dias consecutivos sem nenhuma internação, tanto na enfermaria quanto na UTI. Mas isso não significa que o risco passou, já que o número de infecções diárias ainda não foi completamente controlado.
Na sexta-feira (05), já não haviam pacientes na UTI local. No entanto, uma pessoa ainda estava internada na enfermaria Covid. Naquele dia, foram registrados 13 novos casos da doença e 61 pessoas estavam infectadas.
No sábado (06), a chama da esperança foi acesa por completo depois que a enfermaria também zerou o número de internações. Assim, mesmo com 63 pacientes ativos, nenhum deles apresentava sintomas mais graves, o que é reflexo do avanço da vacinação. Neste dia, foram 06 novos casos registrados.
No domingo (07), mais um novo caso foi confirmado, mas, em razão do número de recuperados, o percentual de casos ativos se manteve em 63 e, mais uma vez, não foram registradas novas internações tanto na enfermaria quanto na UTI.
Na segunda-feira (08), 02 pessoas testaram positivo, mas o número de recuperados foi maior, fazendo com que o número de pessoas infectadas atualmente caísse para 56. Graças a Deus e à vacina, o município continuou, pelo terceiro dia consecutivo, sem nenhuma internação na enfermaria e na UTI.
Vale relembrar que a UTI de João Pinheiro não atende somente ao município de João Pinheiro, mas sim toda a macrorregião de saúde e, em casos excepcionais, até outras cidades que, eventualmente, necessitem de uma vaga com urgência. Isso faz com que este marco de três dias sem novas internações seja ainda maior, já que reflete que toda a região têm conseguido controlar o coronavírus com sucesso.
Cabe à população, neste momento, manter o empenho na vacinação e continuar cumprindo os protocolos de segurança para que os números caiam cada vez mais até que a doença seja 100% controlada. Tudo indica que estamos muito próximos do fim da pandemia, não vamos afrouxar a rédea neste momento. Vacine-se!