O Governo de Minas Gerais adquiriu 1.040 câmeras de segurança que serão instaladas em uniformes de policiais militares em um projeto-piloto que está sendo desenvolvido no Estado. Ao todo, o Executivo vai gastar R$ 2,4 milhões do tesouro estadual nas câmeras, 65 equipamentos para download e recarga e mais 1.040 pistolas de impulso elétricas.
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo), no evento de abertura do seminário para o treinamento de militares sobre a utilização de câmeras portáteis individuais durante a atividade policial.
Os primeiros kits serão enviados nos próximos meses para 19 regiões da Polícia Militar e, nesta primeira fase, cerca de 4 mil militares utilizarão os equipamentos. Durante o projeto-piloto, o comando da corporação vai avaliar os resultadso e a efetividade da utilização de câmeras durante as operações especiais.
“É uma satisfação muito grande presenciar mais um passo que a polícia militar de Minas Gerais está dando para se estruturar melhor. A tecnologia precisa estar sempre sendo atualizada e hoje o que estamos fazendo em Minas está dentro desse contexto”, afirrmou Zema.
“O kit vai potencializar a segurança do policial e ajudar na produção de provas para a cadeia de custódia durante a atuação policial. Para tal estamos preparando nossos policiais para que assim que os equipamentos forem recebidos eles estejam aptos a utilizá-los imediatamente” explicou o comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Souza Rodrigues.
Uso de câmeras
As câmeras serão acopladas à farda dos policiais e vão filmar todas ações operacionais. O equipamento também permite não só a filmagem, mas fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos militares por meio de GPS. As imagens feitas pelas câmeras não podem ser apagadas.
Essas câmeras deveria ser em tempo integral affs
Isso não vai ajudar em nada na segurança, João Pinheiro precisa de mais viaturas e mais efetivo nas polícias para atender bem a comunidade