Na madrugada desta segunda-feira (17), a Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu um caminhão transportando pela BR-365 mais de 29 metros cúbicos de madeira nativa na região de Varjão de Minas. O motorista e o ajudante do veículo, que não conseguiram apresentar a documentação adequada para a carga, foram levados à Delegacia para prestar esclarecimentos.
O veículo chamou a atenção dos policiais por seu peso e pelo horário em que circulava. Uma consulta à placa revelou que o caminhão pertencia a um indivíduo acusado de desmatamento ilegal. Inicialmente, os ocupantes do veículo afirmaram que transportavam ração, mas, quando questionados sobre a nota fiscal, admitiram não possuir o documento.
Após inspeção, os policiais confirmaram que a carga era composta por madeira das espécies Angico e Pau Preto. O transporte de tais cargas requer a posse de um Documento de Origem Florestal (DOF), que não foi apresentado pelos ocupantes do caminhão. Como resultado, a madeira e o veículo foram apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente.