Após boatos e informações falsas se espalharem nas redes sociais, a Copasa veio a público no final do último mês para esclarecer sobre a situação envolvendo um veículo da empresa e supostas tentativas de assalto em Minas Gerais. Os áudios e fotos do carro da Copasa começaram a circular em setembro, principalmente nos municípios de Timóteo e Ipatinga, no Vale do Aço, gerando alarde e preocupação entre a população. Em João Pinheiro o boato começou a se espalhar no início de outubro.
Em comunicado enviado aos meios de comunicação, a Copasa afirmou que tais relatos sobre falsos funcionários tentando assaltar clientes são infundados. A foto do veículo em questão, que se espalhou rapidamente, corresponde a um carro lotado em Santa Luzia, na RMBH, e não há qualquer registro de envolvimento das equipes locais em atividades suspeitas.
A empresa ressaltou que suas equipes frequentemente realizam visitas aos clientes para serviços variados, desde leituras de hidrômetros até vistorias. Com o intuito de garantir a segurança e transparência durante essas visitas, a Copasa enfatiza a importância de os moradores sempre solicitarem identificação, por meio de uniforme e crachá, aos funcionários que se apresentarem em suas residências.
Adicionalmente, é recomendado que, ao receber a visita de um técnico, o cliente peça o número da ordem de serviço para validá-la junto aos canais oficiais da empresa. Esses canais incluem a Central de Atendimento, Agência Virtual no site oficial, o aplicativo Copasa Digital, WebChat e WhatsApp.
Concluindo seu comunicado, a Copasa reiterou seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e a segurança de seus clientes. A empresa aconselha que, em qualquer situação suspeita, os moradores contatem imediatamente a Polícia Militar pelo número 190 e também a Copasa pelos meios oficiais, para que as devidas providências sejam tomadas rapidamente.