O ambiente na Escola Estadual Quintino Vargas, em João Pinheiro, foi de reverência e emoção na tarde desta sexta-feira, 06 de outubro. A conhecida professora de ciências, Venuta Maria, com uma carreira dedicada de 37 anos ao ensino, irá se aposentar, e ao terminar sua última aula, a professora foi ovacionada por alunos e colegas em uma cerimônia de despedida, refletindo sua exemplar trajetória.
Alunos e professores formaram uma enorme fila e aplaudiram incansavelmente a professora, que teve sua portaria de aposentadoria publicada nesta sexta-feira, 06 de outubro.
Venuta iniciou sua jornada na educação em 1986 e, desde então, tem sido uma figura marcante na comunidade escolar. “Estou muito feliz com a demonstração de carinho que recebi hoje dos meus alunos e colegas de trabalho. Eu amo a minha profissão, gosto de interagir com meus alunos”, disse.
A importância da educação como instrumento de transformação foi enfatizada por Venuta, que ainda deixou uma mensagem inspiradora para a comunidade acadêmica. “Quero deixar registrado o meu carinho e dizer que acredito sinceramente que somente a educação provoca transformação, tornando-nos, a cada dia, seres humanos melhores”, finalizou.
A diretora da instituição, Dayse, disse que os próprios alunos do turno vespertino idealizaram as homenagens à professora. A diretora fez questão de ressaltar o comprometimento e a dedicação de Venuta durante todos os anos de serviço. “Hoje foi publicado o afastamento de nossa professora de ciências, após muitos anos de dedicação. Nos sentimos muito honrados e agradecidos pelo trabalho que ela executou em nossa escola”, declarou.
A despedida não apenas marcou o final de um ciclo para a professora, mas também serviu como um momento de reflexão sobre a influência e o impacto positivo que um educador pode ter na vida de seus alunos.