InícioCidadeObservei o eclipse sem proteção: minha visão está em risco? Dr. Diego...

Observei o eclipse sem proteção: minha visão está em risco? Dr. Diego Bernardo esclarece dúvidas

Observação desprotegida pode levar à 'cegueira eclipse': sintomas e orientações do Dr. Diego Bernardo

Publicado em

Eclipses solares: fenômenos astronômicos que despertam fascínio e curiosidade. No entanto, a beleza desse espetáculo pode trazer sérios riscos à saúde ocular se não for observado de maneira adequada. Muitos, no ímpeto de apreciar esse raro momento, esquecem-se dos cuidados necessários e olham diretamente para o sol, expondo os olhos a danos significativos.

Dr. Diego Bernardo (CRM-MG 85.549 / RQE 56327), oftalmologista que atende pela Pro-Saúde em João Pinheiro, ressalta a importância de estar atento após observar um eclipse sem a proteção adequada. Segundo o médico, a exposição direta pode resultar em uma condição denominada “cegueira eclipse”, causada por lesões nas células fotossensíveis da retina. Essa condição pode gerar desde uma perda visual temporária até danos permanentes.

Cuide da saúde dos seus olhos com o Núcleo Pró Saúde, especialista em oftalmologia preventiva em João Pinheiro

Para aqueles que se encontram preocupados após o eclipse, o especialista orienta a observação de alguns sinais e sintomas, entre eles:

  • Visão embaçada ou distorcida;
  • Percepção de manchas escuras ou zonas sem imagem no centro da visão;
  • Aumento da sensibilidade à luz ou alterações na percepção das cores;
  • Qualquer tipo de dor ou desconforto nos olhos.

Ao identificar qualquer um desses sintomas, a recomendação é clara: “Busque atendimento com um oftalmologista imediatamente”, afirma Dr. Diego. Quanto mais cedo o dano for identificado, melhores são as chances de tratamento e prevenção de complicações futuras.

O médico também destaca a relevância da prevenção: “Em futuros eclipses, é fundamental utilizar óculos específicos para observação ou adotar técnicas de projeção para garantir a segurança dos seus olhos”, orienta.

Em resumo, a observação de eclipses, apesar de ser um fenômeno natural magnífico, exige cautela e conhecimento. E, acima de tudo, em caso de dúvidas ou preocupações, não hesite em buscar orientação médica especializada. Sua visão é preciosa; preserve-a!

O Núcleo Pró Saúde está localizado à Rua Capitão Speridião, 615, no Centro de João Pinheiro. Por lá, você encontra todos os tratamentos e exames oftalmológicos com equipe capacitada e equipamentos de última geração. Agende seu horário pelo (38) 99740-4123. Siga a clínica pelo Instagram @prosaude.joaopinheiro.

Referências: “Potential solar retinopathy and photochemical damage mechanisms,” M. Mainster, J.Ophthalmology, 1993. Solar and Lunar Eclipses in Folklore and Mythology,” Time and Date, 2022.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários