Os Supermercados BH e Mart Minas estão limitando a compra de arroz em suas unidades em João Pinheiro em decorrência das fortes chuvas e do estado de calamidade pública que assola o Rio Grande do Sul. Placas limitando a compra de arroz já foram instaladas, cereal que vem 70% da região afetada pela crise.
Em João Pinheiro o limite para a compra de arroz no Mart Minas é de 10 fardos por cliente, já no Supermercados BH o limite é menor, sendo 5 unidades por cliente. Outros supermercados na cidade ainda não colocaram limite para a compra o cereal.
Nessa terça-feira, o presidente Lula afirmou que pode ser necessário importar arroz para garantir o abastecimento e preço do produto. Os prejuízos para a agricultura do Estado são de R$ 435 milhões, do total de R$ 4,6 bilhões estimados, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Até o dia 25 de abril, 78,76% da área total semeada no RS, de 900.203 hectares, já haviam sido colhidos nesta safra de 2023/2024. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul terão sim impacto na produção agrícola do Estado, mas ainda é precipitado fazer qualquer previsão de quantitativo e de suas influências em relação ao abastecimento e aos preços.