Um cartaz utilizando bombril para representar o cabelo de pessoas pretas causou grande repercussão e revolta entre internautas pinheirenses nesta terça-feira, 26 de novembro. O material foi exposto durante um evento realizado no último sábado, 23 de novembro, pela Escola Estadual Capitão Speridião, em um projeto cultural alusivo ao Dia da Consciência Negra. O cartaz foi confeccionado por uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, diante da repercussão, foi imediatamente retirado pela direção da escola, que também removeu as imagens das redes sociais.
O projeto intitulado “Cultura Negra: valorização, respeito e diversidade através de um Sarau Cultural” ocorreu em 23 de novembro e marcou o encerramento da Semana da Educação para a Vida. Segundo a direção da escola, que foi procurada pelo JP Agora, o cartaz já havia sido preparado pela professora do Atendimento Educacional Especializado antes do evento. No entanto, o uso do material para representar o cabelo de uma pessoa preta gerou críticas, sendo amplamente considerado racista.
A imagem do cartaz foi divulgada no perfil do Instagram da escola e removida após um post de um usuário denunciar o ato como racismo. A repercussão negativa não demorou a acontecer, gerando revolta e críticas por parte da comunidade e dos internautas. Tentamos contato com a professora mas nossas solicitações não foram atendidas.
Em nota, a Escola Estadual Capitão Speridião se pronunciou. “Pais, alunos e comunidade escolar, a EE Capitão Speridião lamenta o ocorrido com o cartaz em que foi utilizado ‘bombril’ para caracterizar uma mulher negra. A escola pede desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo material. O cartaz foi removido tanto do evento quanto das redes sociais. Estamos abertos para o aprendizado contínuo e asseguramos que tal fato não se repetirá”, destacou a direção.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lamentou o ocorrido, manifestou seu repúdio a quaisquer manifestações de preconceito ou discriminação e afirmou que a Superintendência Regional de Ensino de Paracatu foi acionada para apurar os fatos e orientar a escola. A SEE/MG reforçou seu compromisso com a promoção da equidade racial e destacou que intensificará os esforços de orientação e letramento racial entre os profissionais da rede estadual de educação.
O caso reforça a importância de um debate constante sobre o racismo e a valorização da cultura negra nas instituições de ensino, garantindo o respeito às diferenças e promovendo a diversidade de forma positiva e não estigmatizante.
Eu fico impressionado como a mentalidade do povo o tanto que e podre de maldade e racismo, isso foi apenas uma ilustração, um cartaz e não uma confirmação que negro tem cabelo de bombril, e muita frescura e hipocrisia da população, que mi mi mi danado, já virou palhaçada esse negocio. Daqui a pouco fala que o cabelo colorido está dizendo que e veado ou sapatão. Vai toma no c……….
Quem tem que tomar no olho do cu é racista como você, seu FDP.
FOGO NOS RACISTAS!
Volta para o planeta que vc veio e se cala Zé ruela.
E muito mi mi mi
E só um cartaz
Pelo amor de Deus cara
Então vc e racista
Tem uma música dos anos 80 que fala negra com cabelo Bombril, vai proibir a música também,bando de hipócritas
Tem que proibir é canalhas e racistas como você de existirem!
#FogoNosRacistas
Olha a nega do cabelo duro, que não gosta de pentear, quando passa na porta do Turvo, o negão começa a gritar:
Pega ela aí, pega ela aí…
Tá achando mimimi? Que tal ser transformada em tocha humana, como todo racista merece?
#FogoNosRacistas
Não é só pessoas negras que tem cabelo crespo, tem muita gente branca com cabelo asim também.
o meu é tão crespo que chamar ele de Bombril elogio kkkk, seja feliz com o cabelo que vc tem e larga de frescuragem .
Nossa como esse munda tá chato!
Tá chato, é?
Concordo, pois está repleto de racistas como você?
Faça um favor ao mundo, torne-o melhor, SE MATE!
#FogoNosRacistas
Ridículo e preconceituoso.
E só a professora colocar um pacote de bombril na cabeça pra ver se vai se sentir bem não faça com os outros o q não gostaria que fizesse com vc
Tem que transformar é em tocha viva.
#FogoNosRacistas
Frescura pura, tenho certeza que a professora em hora nenhuma quiz denegrir a imagem de ninguém, foi uma idéia sem maldade que a turma do PT comunista transforma em racismo
Ah, tá… Primeiro, pesquise o que significa ‘denegrir’; depois, trate a sua ignorância como doença.
Que pena sua mãe não ter te abortado, né? Fascista e racista dos infernos!
Que se faça justiça tardiamente, transformando você em tocha viva, que é o que todo racista merece!
#FogoNosRacistas
Jumento comunista
E não é que o bombril eu um objeto e portanto ao comparar o cabelo de uma pessoa como bombril a objetifica. Só uma alusão o negro foi o objeto principal da escravidão. Sem valor e muita outros coisas comparar um cabelo humano com algo tão sem valor faltou criatividade colocasse flores entre outras coisas que demonstrem mais valor.
Isso simplesmente foi uma falta de respeito, com a sociedade negra pinheirense, em uma cidade que se diz ser fácil de ser amada
Pode até ser fácil de ser amada, mas será mais ainda quando os pobres e pretos se unirem e acabarem com essa corja de fascistas, racistas e preconceituosos que infesta a cidade.
#FogoNosRacistas