A Prefeitura de João Pinheiro decretou luto oficial de três dias nesta terça-feira (22) em homenagem ao ex-prefeito João Batista Franco, que faleceu aos 88 anos na última segunda-feira (21). A medida é uma forma simbólica de reconhecer a importância de sua trajetória política e os inúmeros serviços prestados ao município durante suas gestões.
O luto oficial é decretado em casos de falecimento de figuras públicas ou pessoas de grande relevância para a sociedade. Durante os três dias, eventos festivos promovidos pela administração municipal ficam suspensos, e as bandeiras são hasteadas a meio mastro como sinal de respeito e solidariedade à família enlutada.
O atual prefeito de João Pinheiro, Gláucon Cardoso, manifestou nas redes sociais seu pesar em nota oficial. “É com profundo pesar que comunico o falecimento do ex-prefeito de João Pinheiro, João Batista Franco. Um grande homem, que contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso município. Que a família encontre força e consolo neste momento difícil.”
João Batista Franco comandou a Prefeitura por dois mandatos, de 1973 a 1976 e de 1983 a 1988. Em seus governos, realizou obras marcantes como a construção da sede da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Parque de Exposições, implantação da rede de esgoto e pavimentação de diversas ruas. Também foi responsável por trazer a Telemig para João Pinheiro e por avanços significativos na infraestrutura urbana.
O velório de João Batista Franco teve início ainda na manhã desta terça-feira e será encerrado às 16h30 na Funerária São João Batista, com um cortejo pelas ruas da cidade até o Cemitério Municipal Santa Helena. Durante o trajeto, estão previstas homenagens e uma chuva de pétalas, em um último adeus marcado por respeito e gratidão.
O nome de João Batista Franco está eternamente ligado à história e ao progresso de João Pinheiro.
Camarada fantástico, merece todo nosso respeito. Prefeito decente, pessoa correta, era aquele tipo de ser humano que faz a diferença.
Prefeitura já não trabalha mesmo, isso e apenas desculpas esfarrapadas para não trabalhar!!
O que tem a ver dias de luto com trabalho na prefeitura? (Desinformado)