Ministério Público faz fiscalização nos postos de combustíveis de João Pinheiro

Ação, que faz parte do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), verifica desde a qualidade e a quantidade do combustível vendido até a documentação dos estabelecimentos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do PROCON, iniciou na última terça-feira, 19 de agosto, uma ampla fiscalização nos postos de combustíveis de João Pinheiro. A operação tem como objetivo principal averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados, verificando tanto a qualidade dos produtos vendidos quanto a correção das informações prestadas pelos estabelecimentos.

Os trabalhos de fiscalização começaram ontem, terça-feira, 19 de agosto, pela manhã na região central da cidade e devem continuar ao longo da semana, se estendendo também aos postos localizados na zona rural. Durante as visitas, as equipes realizam uma série de verificações para garantir que o consumidor não seja lesado.

A averiguação é minuciosa. Os fiscais realizam o teste de aferição da bomba, utilizando um recipiente padrão de 20 litros para confirmar se a quantidade de combustível paga é a mesma que entra no tanque do veículo. 

Nesse teste, é permitida uma variação máxima de 100 ml para mais ou para menos. Além disso, é feito o teste de densidade, uma das principais formas de verificar se a gasolina ou o etanol foram “batizados” ou adulterados. A documentação obrigatória dos postos, como alvarás da prefeitura, licenças ambientais, do Corpo de Bombeiros e a autorização de funcionamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), também é rigorosamente conferida.

Todo o trabalho de campo será documentado em relatórios que serão apresentados à promotoria para as devidas providências.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários