João Pinheiro está entre as 30 cidades que receberão novas Unidades de Atendimento Integrado (UAI)

Governo de Minas e MPMG firmam parceria de R$ 10,8 milhões para expandir o acesso a serviços públicos; região Noroeste também terá unidades em Presidente Olegário e Vazante

Moradores de João Pinheiro e de outras 29 cidades mineiras terão em breve mais facilidade para acessar serviços públicos essenciais. Em um anúncio oficializado nesta quinta-feira, 25 de setembro, o Governo de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público (MPMG), confirmou a implementação de 30 novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em todo o estado. A iniciativa é um grande passo para descentralizar o atendimento e reduzir a necessidade de deslocamentos para os cidadãos.

A cidade de João Pinheiro foi incluída no programa UAI Compartilha e será um dos polos de atendimento na região Noroeste de Minas, que também contará com novas unidades em Presidente Olegário e Vazante. O projeto foi viabilizado por um investimento de R$ 10,8 milhões, que será usado para equipar e estruturar os postos. Nessas unidades, a população poderá emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), resolver pendências do Detran-MG e muito mais.

A expansão, que elevará para mais de 80 o número de UAIs em Minas, abrange todas as regiões do estado. No Triângulo Mineiro, cidades como Araguari, Frutal e Iturama serão beneficiadas. No Alto Paranaíba, a novidade chega para Coromandel, Monte Carmelo e São Gotardo. A medida foi celebrada pelo governador Romeu Zema, que destacou a melhoria no atendimento aos mineiros. “Esse é um passo muito importante para levar dignidade para as pessoas em cada cidade do interior”, complementou o vice-governador, Mateus Simões.

O programa funciona em um modelo de cooperação: as prefeituras entram com o espaço físico e a equipe, enquanto o Estado oferece o treinamento e a tecnologia. Além dos serviços já mencionados, todas as 30 novas unidades terão um posto do Procon, fortalecendo a defesa do consumidor. A parceria, segundo o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, é uma “grande realização” que reflete o trabalho conjunto em prol da população mineira.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários