A Secretaria de Saúde de João Pinheiro divulga todos os dias, por volta das 18 horas, o boletim epidemiológico referente aos casos suspeitos de coronavírus na cidade. O alto número de casos suspeitos se comparados a outras cidades tem causado estranheza na população, inclusive nos comentários da página do JP Agora no Facebook. Disso surge a dúvida: por que João Pinheiro apresenta mais casos suspeitos do que cidades vizinhas mais populosas? O Dr. Lucas Pacheco comentou a questão, entenda.
Não é novidade que João Pinheiro é menor do que Paracatu, por exemplo. Enquanto nossa população estimada é de 47.452 pessoas, Paracatu possui aproximadamente 93.158 habitantes, segundo o último senso do IBGE. Contudo, até o dia 24 deste mês, Paracatu registrava apenas 8 casos suspeitos de coronavírus, ao passo que João Pinheiro já registrava 21.
Ontem (25), o número de casos suspeitos de lá saltou de 8 para 40 devido a mudança na forma de diagnóstico, fato esse que já começa a responder ao questionamento. Segundo o Dr. Lucas Pacheco, a resposta é simples e gira em torno da forma como o Município de João Pinheiro sempre tratou os dados e os divulgou.
O diretor clínico da UPA comparou os dados do COVID-19 com os casos de dengue do município, os quais também se sobressaíram com relação às cidades vizinhas na última crise da doença, para ressaltar que o alto número das duas é decorrente da qualidade da informação integrada oferecida pelo sistema de saúde de João Pinheiro.
“Na época da dengue, João Pinheiro foi a cidade de minas que estava com o pior índice de dengue. Na verdade, isso é muito fácil de entender. Nós somos a cidade, hoje, que melhor notifica os casos. Temos um serviço de saúde integrado, integramos as unidades básicas à UPA, hospital, e até mesmo ao Hospital Santana. Temos uma epidemiologia forte, que corre atrás e exige as notificações, que é o certo a fazer. Não burlamos dados e não deixamos de notificar. Todos os casos suspeitos, nós notificamos. O número de casos suspeitos maior decorre da qualidade do serviço de notificação.”
A notificação sobre os casos do novo coronavírus é compulsória, ou seja, obrigatória, e quem a não faz ou omite dados está burlando as leis. “Os dados que estamos mostrando hoje são os dados que chegam para nós, a gente faz busca ativa, vai atrás do paciente até na casa dele e a gente notifica com qualidade”, finalizou.
O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de João Pinheiro na tarde desta quarta-feira (25) mostra um avanço dos casos suspeitos na cidade de João Pinheiro. O número passou de 21 para 30.
De acordo com o documento, quatro casos suspeitos com coleta aguardam resultado do exame, seis foram descartados e não há casos positivos confirmados. O número de casos gripais leves em monitoramento subiu de 26 para 62.
Acompanhe a cobertura do coronavírus no JP Agora.

