Manter as mãos limpas é essencial para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Muito se fala sobre a importância de reforçar a limpeza com álcool gel, tanto que os produtos desapareceram das prateleiras das farmácias, drogarias e supermercados de João Pinheiro no mês passado. A fórmula em gel é a mais indicada para isso porque não resseca as mãos, mas as outras formas de álcool também têm suas aplicabilidades. Nessa matéria, abordaremos as principais formas e suas aplicabilidades: líquido, em gel e spray.
Álcool em Gel
O álcool gel é mais simples de ser transportado e aplicado na pele, o que torna a adesão ao seu uso muito mais fácil do que outros tipos de álcool.
O tempo de contato do álcool gel na pele, até sua completa secagem, é de 20 a 30 segundos – esse tempo é fundamental para garantir a destruição do envelope viral do coronavírus, vital para a penetração no interior das células. Já na forma líquida o tempo tende a ser menor.
Álcool liquido
O álcool líquido (que geralmente é usado para a limpeza e higienização de móveis e objetos) só é efetivo no combate ao vírus se sua concentração for entre 60% e 70%. Portanto, ambas as apresentações (gel ou líquido) com a mesma porcentagem possuem o mesmo poder germicida.
O álcool em gel é mais adequado para aplicação sobre o corpo, pois apresenta uma textura mais agradável e sua aceitação pelos usuários é maior. O álcool líquido escorre mais facilmente e, na teoria, poderia induzir menor efeito antimicrobiano.
Álcool Spray
Embora seu uso seja mais prático que os demais, são necessárias de três a cinco borrifadas para sua eficácia ser alcançada. Embora seu uso seja novidade, tem grande adesão.
Em caso de dúvidas, os funcionários da Farmácia Pinheirense 1 estão prontos para tirá-las. O estabelecimento conta com as mais variadas formas de álcool para melhor atende-lo. Cliquei aqui e mande uma mensagem para o Whatsapp da farmácia e peça já o seu.
Praça Major Mendonça, 496 – Centro de João Pinheiro, telefones (38) 9.9979-4965 ou (38) 3561-1225