Publicidade
Anúncio: J3 Ar Condicionado em João Pinheiro - Manutenção, Higienização e Instalação de Ar de todas as marcas
Publicidade
InícioCidadeParabéns João Pinheiro: JP Agora presta homenagem ao maior município de Minas...

Parabéns João Pinheiro: JP Agora presta homenagem ao maior município de Minas Gerais

Aniversário de 111 anos marca a história do maior município de Minas Gerais

Publicado em

João Pinheiro, sábado, 10 de setembro de 2022. Hoje, toda a população do maior município em extensão territorial do Estado de Minas Gerais comemora o 111° aniversário da cidade, o que é motivo de orgulho e felicidade para todos, principalmente por todas as conquistas alcançadas desde a emancipação.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

Desde a década de 1960, a cidade cresceu, tanto em número de residências quanto de habitantes. Segundo dados do IBGE, João Pinheiro conta, hoje, com aproximadamente 48.561 moradores, em uma área de 10.727,471 km². A história, no entanto, nos mostra que João Pinheiro é muito maior do que os números.

No começo, João Pinheiro era chamado de Santana dos Alegres e pertencia ao estado de Pernambuco. O nome vinha de uma tradição oral que contava a história de um boi curraleiro muito bravo que vivia na região e aparecia a noite para mugir.

Publicidade
Banho e tosa para seu Pet - POP Pet Center João Pinheiro

O hábito daquele animal, chamado Alegre, intrigava a todos. Conta-se que esta foi a razão do nome do povoado, formado por volta de 1818 por pequenos fazendeiros e garimpeiros, que ali se fixaram atraídos pelas fartas pastagens e lavras de diamantes.

Em 1873, a vila de Santana dos Alegres foi elevada a município. Até 1902, o garimpo foi bastante explorado às margens do rio Santo Antônio e no leito de outros cursos d´água.

Publicidade

Entretanto, no ano de 1911, a cidade mudou de nome, vindo a se chamar João Pinheiro, uma homenagem ao ex-presidente do Estado. Somente 14 anos, depois, em 1925, foi concedido o título de cidade.

Nesses 111 anos, João Pinheiro passou por diversas transformações e alcançou a grande fama de ser uma das cidades mais hospitaleiras do Brasil graças ao amor de seu povo, que sempre se dispõe a ajudar no crescimento do município.

Publicidade

A equipe do JP Agora se orgulha em pertencer à cidade de João Pinheiro e, principalmente, de fazer parte da história e poder estar presente no dia a dia da cidade, trazendo as notícias de toda a região.

A todos os pinheirenses, deixamos os mais sinceros parabéns. Que possamos comemorar os 111 anos da cidade certos de que estamos no caminho certo para o desenvolvimento e, daqui mais 111 anos, possamos, juntos, continuar comemorando esta data. O JP Agora deseja um feliz aniversário à nossa querida cidade.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

mais artigos