InícioCidadeA ascensão do Sicoob Credipinho: a história de uma cooperativa de crédito...

A ascensão do Sicoob Credipinho: a história de uma cooperativa de crédito genuinamente pinheirense

Publicado em

O Sicoob Credipinho foi constituído em Assembleia Geral em 12 de julho de 1993, por iniciativa de 26 produtores rurais, com o nome de Cooperativa de Crédito Rural de João Pinheiro Ltda – Credipinho, situada na época, na Avenida José Batista Franco, no centro de João Pinheiro.

Iniciando suas atividades em dezembro de 1993 com apenas 04 funcionários, o Sicoob Credipinho é uma cooperativa genuinamente pinheirense e surgiu com o objetivo de proporcionar por meio da mutualidade, a prestação de serviços de crédito, a inclusão financeira, o desenvolvimento social e o fomento da produtividade rural dos seus associados.

O Sicoob Credipinho evoluiu com o decorrer dos anos, havendo a necessidade de contratação de mais colaboradores para o seu quadro funcional e a construção de uma sede própria que foi inaugurada em dezembro de 2004 na Praça Coronel Hermógenes, no Centro de João Pinheiro, sendo motivo de grande conquista e orgulho para seus associados e colaboradores, oferecendo mais conforto, comodidade e modernidade. Hoje a cooperativa possui entre, estagiários, funcionários, diretores, conselheiros fiscais e de administração, 137 colaboradores.

A ascensão do Sicoob Credipinho: a história de uma cooperativa de crédito genuinamente pinheirense

Na busca por oferecer o melhor aos seus associados e poder atender mais eficazmente a comunidade, o Sicoob Credipinho, recebeu em julho de 2012 a autorização do Banco Central do Brasil para se tornar uma “Cooperativa de Crédito de Livre Admissão”, e a partir daí, atender como associados, todos os segmentos da sociedade: produtores rurais, pessoas físicas e pessoas jurídicas. Essa mudança trouxe um novo horizonte e perspectiva para a cooperativa e seus associados, aumentando cada vez mais a sua participação no mercado financeiro pinheirense e região, não perdendo a sua identidade junto aos produtores rurais, responsáveis pelo plantio da semente que fez nascer esta importante instituição cooperativista.

O ramo de atividade do Sicoob Credipinho está direcionado para Abertura de Conta Corrente e Conta Poupança para Pessoa Física e Jurídica, Conta Salário, Na captação de depósitos à vista e a prazo, Cartões de Débito e Crédito, Serviços de Cobrança Bancária, Concessão de Empréstimos e Financiamentos para Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Produtores Rurais, Crédito Consignado, Previdência Privada, Consórcio, Seguros, Transferências, Recebimento de Títulos, Convênios, Tributos e muitos outros produtos e serviços.

No Sicoob Credipinho todas as operações financeiras realizadas se transformam em benefícios para os associados, por meio de taxas e condições especiais. Desta forma, contribuem para o desenvolvimento da economia local, investindo recursos em projetos de desenvolvimento sustentável e fomentando a prosperidade e a solidariedade da região em que atua. Afinal, o Sicoob Credipinho, por ser uma cooperativa de crédito, não visa lucro, mas sim o crescimento de seus associados e o desenvolvimento socioeconômico, onde os resultados financeiros são divididos entre estes, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das comunidades por ela atendida, afirmando a Missão do Sicoob de: “Promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação”.

A ascensão do Sicoob Credipinho: a história de uma cooperativa de crédito genuinamente pinheirense

No decorrer dos seus 30 anos, o Sicoob Credipinho expandiu significativamente sua área de atuação, ampliando seus negócios e se fortalecendo ainda mais, contando hoje com 14 agências, proporcionando crescimento e comodidade para as localidades onde estão inseridas.

No ano de 2000, o Sicoob Credipinho abriu 2ª agência, sendo esta, no distrito de Canabrava, onde este distrito recebeu sua primeira instituição financeira. Em 2007 foi o distrito de Luizlândia do Oeste e em 2010 o Bairro Maria José de Paula na cidade de João Pinheiro. Com a abertura da agência no bairro Maria José de Paula, a cidade de João Pinheiro passou a contar com 2 agências modernas e completas.

Em 2012 o município de Brasilândia de Minas recebeu sua primeira instituição financeira cooperativista e no ano de 2018 mais dois novos municípios, Dom Bosco e Bonfinópolis de Minas.

A ascensão do Sicoob Credipinho: a história de uma cooperativa de crédito genuinamente pinheirense

Em 2021, o Sicoob Credipinho também chegou aos municípios de Riachinho e Natalândia. Já em 2022, abriu sua 2ª agência na cidade de Brasilândia de Minas e no mesmo ano expandiu seus negócios para a região Norte de Minas Gerais, abrindo agências nas cidades de São Romão e Santa Fé de Minas.

Em 2022, no Distrito da Vila São Sebastião, o Sicoob Credipinho abriu seu primeiro Ponto de Negócio, uma agência moderna voltada exclusivamente para realização de negócios mais automatizados.

Além das 13 agências físicas, o Sicoob Credipinho possui também a sua agência digital, que fica lotada no Centro Administrativo da cooperativa, agência esta que disponibiliza atendimento exclusivamente digital, através de plataformas modernas e seguras. O Sicoob Credipinho possui em torno de 16.500 cooperados, consolidando cada vez mais o crescimento e a continuidade da disseminação do Cooperativismo nas regiões onde atua.

Todo esse crescimento tem um único sentido – o associado – razão de existir daCooperativa. São muitos anos de história, muitos desafios e é com a força do cooperativismo que o Sicoob Credipinho conquistou o seu espaço e a cada dia desponta como uma cooperativa de crédito sólida, resultado da luta, união, fidelidade e dedicação de quem tem orgulho de fazer parte dessa linda história. Venha fazer parte desse movimento: o Cooperativismo! Venha para o Sicoob
Credipinho!

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários