Acusados de matar homem que emprestou enxada para PM vão a júri hoje em João Pinheiro

Cinco réus respondem pelo homicídio de Adílio dos Santos Pereira, 36 anos, assassinado em 2017 por emprestar uma enxada para a polícia

Os cinco réus que respondem pelo homicídio de Adílio dos Santos Pereira, assassinado em 3 de janeiro de 2017 no Bairro Água Limpa, serão julgados pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira (21). A sessão será iniciada por volta das 09:00 horas e a previsão é que seja bastante demorada em razão do número de acusados e de testemunhas.

O crime abalou a cidade de João Pinheiro na época. Isto porque Adílio era bastante conhecido e querido no Bairro Água Limpa e foi morto por homens supostamente ligados ao tráfico de drogas da região. Durante o inquérito, a Delegada da Polícia Civil Gabriela Mol explicou que a PM fez uma grande apreensão de drogas em uma casa naquele 3 de janeiro e, durante a operação, os policiais pediram uma enxada emprestada a Adílio para facilitar as buscas.

A informação de que Adílio teria, em tese, ajudado os policiais, chegou aos supostos traficantes, proprietários da droga, que resolveram, então, matar o homem. À época das investigações, a delegada disse, ainda, que traficantes de menor porte do bairro Água Limpa executaram a vítima. A investigação apontou um grande esquema de tráfico de drogas no local, com traficantes de maiores influências atuando na distribuição dos entorpecentes, enquanto que outros, considerados, secundários, trabalham para os “chefes” no bairro.

Publicidade
Colégio Darcília Coímbra João Pinheiro - Matrículas Abertas

“Os dois indiciados pela investigação, Divino Júnior e Robson Ramos, são considerados, a título de investigação, como traficantes influentes no bairro Água Limpa. O executor dos disparos pela investigação é Thiago Nunes, que está foragido da polícia. Ele teve, em tese, a cooperação criminosa de Ítalo Hiago e Wander Moura”, afirmou a delegada.

Mais adiante, na denúncia do Ministério Público, a suposta “Lei do Silêncio” que matou Adílio é destacada pela Promotora Fabiana Pereira de Lima Lopes.

“Logo após a Polícia Militar apreender a droga pertencente à referida organização criminosa, os denunciados Divino e Robson, imaginando que a vítima tivesse delatado aos milicianos o local onde a droga apreendida estava ocultada, visando claramente impor a “Lei do Silêncio” e demonstrar a comunidade as graves consequências de auxiliarem o Estado a reprimir a nefasta e ilegal atividade comercial ao qual se dedicam, determinaram ao denunciado Thiago que matasse Adílio” anota a promotora na denúncia, que acusou Thiago Nunes da Silva, Divino Junior Batista de Oliveira, Robson Ramos Mota, Ítalo Hiago Furtado Moreira e Wander da Silva Moura.

Suspeitos estão presos

Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada por prazo indeterminado. “Essa prisão ocorre por garantia da ordem pública, e o tráfico em João Pinheiro tem tomado proporções terríveis, com crimes de homicídio e roubo veiculado ao tráfico, que tem aterrorizado a comunidade pinheirense. E nós da polícia temos adotados posturas enérgicas para coibir, reduzir e intervir contra esses crimes”, salientou a delegada Gabriela Mol à época da decretação da prisão preventiva.

Na data do homicídio foi informado que Adílio foi surpreendido pelo executor sem o recurso de defesa. Segunda a delegada os disparos foram efetuados pelas costas, com três perfurações na cabeça. “Os suspeitos estão qualificados no procedimento, quatro deles foram presos ontem (25) e as investigações ainda prosseguem e o relatório final será encaminhado”, finalizou.

Entenda o caso

O crime ocorreu por volta das 18h do dia 3 de janeiro de 2017. Informações da Polícia Militar dão conta que a sala de operações da PM recebeu uma ligação de que havia uma vítima de homicídio na rua Jesuíno Costa Carvalho, em Água Limpa.

Ao chegarem no local, os policiais militares confirmaram a denúncia. Um corpo de um homem estava jogado dentro de casa e apresentava três perfurações na cabeça. A vítima foi identificada como Adílio dos Santos Pereira, 36 anos. Testemunhas no local não souberam dar maiores informações sobre o fato, apenas que a vítima estava em casa quando indivíduos armados chegaram e efetuaram vários disparos.

À reportagem, familiares demonstraram estar muito abalados pelo crime, pois afirmaram que Adílio era uma pessoa muito esforçada e trabalhadora e que recentemente tinha sido admitido em uma empresa da região para prestar serviços braçais.

O que diz a defesa do acusado Robson

Os advogados de defesa de Robson, acusado pelo Ministério Público de ser um dos mandantes do homicídio, apontam a inexistência de prova sobre as supostas ordens para matar e tentarão a absolvição dele.

“Chama muita atenção, nesse caso, a visível falta de prova materializada em desfavor dos acusados, principalmente no que concerne aos acusados de serem mandantes, de forma que, tudo o que se tem até o presente momento são somente denúncias anônimas, as quais não casam com a possível dinâmica do crime”, afirma um dos advogados de Robson, Dr. Edimir G. Ramos.

Ainda segundo os advogados de Robson, de todas as formas de prova admitidas em direito, nada foi usado para confirmar as supostas denúncias de que ele seria o mandante do crime. Sobre as acusações de envolvimento com o tráfico, a defesa abordará que isso pode não ter relação com o homicídio em si.

“Nosso direito penal é um direito penal do fato, não do autor, de modo que, não se pode admitir a condenação de alguém simplesmente por que pesa em desfavor dessa pessoa, possíveis acusações ou condenações passadas”, é o que manifesta a Dra. Nubia Grasiele Gomes da Silva, também defensora do acusado Robson.

A defesa do acusado Robson é composta por Edimir G. Ramos, sócio do escritório Gomes e Gonçalves Advogados Associados e por Nubia Grasiele Gomes da Silva, membro do escritório Lans Advogados. Os demais acusados são representados por diversos outros advogados pinheirenses, que abordarão, cada um, seus fundamentos para a defesa dos acusados.

O processo contém mais de 15 testemunhas arroladas, o que pode fazer com que a sessão de julgamento seja bastante longa, considerando, ainda, o número de acusados. Thiago Nunes da Silva, Divino Junior Batista de Oliveira, Robson Ramos Mota, Ítalo Hiago Furtado Moreira e Wander da Silva Moura foram acusados de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe (vingança) e meio que dificultou a defesa da vítima.

O JP Agora está no fórum local acompanhando o caso de perto e trará mais informações em breve.

32 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


32 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Falo Mesmo
4 meses atrás

Tenho um carinho muito especial pela Dra. Nubia. Mas espero que hoje ela tenha uma grande derrota nesse júri popular. O que estes homens fizeram não tem perdão. Matar um cidadão de bem e trabalhador só porque o mesmo emprestou uma enxada pra polícia militar que estava em operação. Tá indo por um caminho tortuoso Dra Núbia, estes marginais não merecem ser defendidos por pessoas de bem como a senhora. Tomara que Deus ilumine o coração e a mente dos jurados escolhidos para este júri e estes marginais recebam a pena máxima.

Maluco beleza
4 meses atrás

Tomara esses vagabundos ficar mais uns 30 anos na cadeia, cambada de vagabundos, mataram o cara na covardia. Justiça seja feita.

Eu
4 meses atrás

Esses vagabundo tinha q morrer pena de morte. Bando de lixo …. Como q ainda tem advogado pra defender esse lixos .

Maluco beleza
4 meses atrás

Na verdade tinha era que matar todos esses vagabundos.

paulo fernando
4 meses atrás
Resposta para  Maluco beleza

menos o raul seixas ele ja morreu né doidao

Cidadão água limpa
4 meses atrás

Bando de covardes matou o Adílio na maior covardia. Esse Robão . Divino junior. Tiago tem que morrer na cadeia. Robão e o divino junio ameaça todos os moradores aqui do bairro. Bando de fdp.

paulo fernando
4 meses atrás

robao e wander tudo mala tem que toma pena grande esses cara ai so de bermuda o dia todo

paulo fernando
4 meses atrás

ja tao cumprindo pena por outro crime vao ficar la uns 15 anos com os dois crimes

Indignada
4 meses atrás

Espero que a justiça seja feita

Tristesa
4 meses atrás

Que a justiça seija feita mataram uma pessoa de bem trabalhador , honesto .sempre alegre,brincalhão com todo mundo nao fazia mal a ninguém. Matou nem se que deixou ele se defender .nem sabia o motivo ,porque estava sendo assasinado foi muita covardia .ate hoje nao conseguimos entender porque tanta maldade foi negligência da polícia. Por causa dessa maldita inchada,e por pessoas maldosas mais de 4 anos perdemos o nosso querido adilio .que a justiça seija feita nosso coração partido

Carlos
4 meses atrás
Resposta para  Tristesa

Coitado agora ele é um santo pq tá morta já meteu a faca no povo vivia fumando droga coitado , nem a família dele dava assistência pra ele depois que morreu ficou falandao que ele era gente boa mais mal ajudava ele procura sabe primeiro depois vc fala so quem conheceu sabe o ele fazia.

Maluco beleza
4 meses atrás
Resposta para  Carlos

Para de falar merda babaca, cara neim era usuário de droga, tá ai defendendo vagabundo pq deve ser vagabundo também.

bonzinho kķkkk
4 meses atrás
Resposta para  Tristesa

e o que ele furou com uma faca nao conta rapaz trabalhador q ele meteu a faca agora ninguém comenta por causa de mulher feia

Mix
4 meses atrás

Que a justiça do homem seja feita e não cega,pq a justiça de Deus não é cega e vem na hora certa

Senhor olha por nos
4 meses atrás

Infelizmente homicídio sem provas e muito mais fácil da sair do que ir preso com uma buchinha de maconha.

Manel
4 meses atrás
Resposta para  Senhor olha por nos

Vão tudo tomar cadeiaaaa

paulo fernando
4 meses atrás

CADEIA NELES

??
4 meses atrás

Maldade que fizeram com Adilio,merecia não, apesar dele ter furado um colega meu na faca ? merecia não

Sinceridade e pá nois
4 meses atrás

Se esses caras forem inocentados, eu digo e repito que nosso país tá perdido,por q todo mundo sabe o que aconteceu,de trás pra frente,e todo mundo sab quem era o Adilio
Bandidos fi da puta quer matar, vai matar traficante lá das favelas de cidade grande que aí se põe medo nos cagao, mais matar inocente achando q tá abafando.
Nem vô falar o que desejo pra vocês ?

Sinclair
4 meses atrás

Que eles paguem por seus crimes,esses covardes ,oque eles fizeram com o Adílio foi traiçoeiro,tomara que no mínimo pegam pena máxima,eles não são os bichãos ,agora vão mofa na cadeia .

Kkkkkkkkkkkk
4 meses atrás

PjL pros irmãos

Cruzeiraocuguloso
4 meses atrás
Resposta para  Kkkkkkkkkkkk

Meu (removido) no seu toin filho da fruta , vai nessa d irmão arrombado primeiro vacilo eles te joga p traz tbm

Kkkkkkkkkkkkkkkk
4 meses atrás
Resposta para  Cruzeiraocuguloso

Vão sai pjllllliuuuu quem sabe cala sua boca

Zezin
4 meses atrás
Resposta para  Kkkkkkkkkkkk

Vão mofar no xilindró…

Pão com ovo
4 meses atrás

Cara colou a pm ,é alemão, cuidado ps que denuncia aí também, se souber cai também,

Jorge
4 meses atrás
Resposta para  Pão com ovo

Queta grampão kkk

Pão com ovo
4 meses atrás

Serve pro povo que tá caguetando geral,maioria dos irmãos sendo preso aí é vizinhos cagueta, ???olho neles!
N pode ver os outros crescer quer derrubar

Manel
4 meses atrás
Resposta para  Pão com ovo

Queta lanchinho…ops ..pão com ovo kkk

Viva a PM.
4 meses atrás
Resposta para  Pão com ovo

Tem que caguetar msm, esse bando de traficantezinhos de merda. Graças à Deus tem um monte deles morrendo nos últimos dias. Uma limpeza está sendo feita na nossa cidade. Os que não morrem a polícia tranca na jaula. Bandido bom é bandido morto. Pelo andar da carruagem teremos mais CPFs cancelados nos próximos dias.

Bala nos vizinhos cagueta
4 meses atrás
Resposta para  Viva a PM.

E tomar bala também kkkkk seu comedia

Sinclair
4 meses atrás
Resposta para  Pão com ovo

Cala sua boca seu baba ovo de traficante, traficante de merda né esse robão e esse Juninho gordo esse Thiago e wuander todos absolutamente todos são covardes,eles foram mandantes de vários homicídios aqui em João Pinheiro,que eles paguem perante a justiça ,e esse codinome heim pão com ovo ,nome de guerra de bicha pobre ??

Pitaqueira
4 meses atrás
Resposta para  Pão com ovo

Crescer kkkkkk

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias