Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro
Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro

Alunos de Direito da FCJP realizam primeiro júri simulado da instituição com caso de grande repercussão nacional

Os estudantes simularam o julgamento de Angelina Ferreira Rodrigues, reproduzindo todo o processo penal até a realização do júri popular simulado

Discentes do curso de Direito da Faculdade Cidade de João Pinheiro realizaram, no dia 20 de junho, o primeiro Júri Simulado da instituição. A atividade aborda, na prática simulada, a disciplina de Processo Penal e contou com a encenação de todo o caso nacionalmente conhecido da ré Angelina Ferreira Rodrigues, desde a apresentação da denúncia à elaboração dos quesitos do conselho de sentença.

Publicidade
Sicredi - Unidade inaugurada em João Pinheiro

A reportagem do JP Agora conversou com Isabel, coordenadora do curso de Direito, que contou detalhes sobre o funcionamento do júri simulado. Segundo ela, o professor da disciplina de Prática Penal Simulada repassou aos acadêmicos o caso de Angelina Ferreira Rodrigues para que eles pudessem desenvolver todos os atos processuais, desde a apresentação da denúncia até a sentença no Tribunal do Júri.

“Os Acadêmicos recriaram todo o processo, contudo tiveram liberdade para criar as suas próprias alegação, sejam de acusação ou defesa. Assim, realizaram atividades de pesquisa, apresentaram as peças processuais, tendo ao final realizado o Tribunal de Júri Simulado, onde foram sorteados os jurados, realizada oitiva de testemunha, interrogatório da Ré, debates entre acusação e defesa e ao final votação dos quesitos e prolação da sentença” disse Isabel à redação do JP Agora.

Publicidade
Dione Motos em João Pinheiro - Pneus de qualidade

A coordenadora do curso de Direito pontou, ainda, sobre a importância da atividade para a formação acadêmica do aluno. “A realização de uma atividade acadêmica de Júri Simulado proporciona aos alunos um contato com a prática jurídica, pois eles quem realizam todos os atos processuais, sendo orientado pela professora da disciplina, a qual acompanha os alunos durante todo desenvolvimento da atividade” destacou.

A professora da disciplina Deborah Cristina Rutkowski Dias Martins também falou com o JP Agora e comentou sobre a sua satisfação com o empenho dos alunos. “Fiquei bastante satisfeita com a dedicação e empenho dos alunos. Todos fizeram questão de participar do júri. Os alunos dos outros períodos também participaram e simularam os jurados. Quero deixar o meu agradecimento a todos que participaram” pontuou a professora.

Publicidade

A atividade avaliativa foi aplicada aos alunos do 7º período do curso, mas contou com a participação de todos os alunos dos demais períodos, totalizando aproximadamente 100 acadêmicos. Veja imagens da atividade a seguir.


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Artigos relacionados

Últimas Notícias