InícioCidadeApós discussões calorosas, projeto de reajuste salarial do Prefeito, Vice e Secretários...

Após discussões calorosas, projeto de reajuste salarial do Prefeito, Vice e Secretários é retirado novamente de pauta

Reunião da Câmara contou com a presença do SINDSJOP, que cobra o reajuste dos servidores antes do reajuste do chefe do executivo

Publicado em

O projeto de lei, que reajusta o salário do Prefeito, vice-prefeito e secretários foi retirado de pauta mais uma vez depois de um embate fervoroso entre o Sindicato dos Servidores de João Pinheiro e os vereadores. A intenção é adiar o projeto até que o executivo mande o reajuste salarial dos servidores municipais, corrigindo as perdas inflacionárias. Com a nova retirada, o projeto será posto novamente em pauta após o recesso parlamentar, que vai até o dia 07 de agosto.

O primeiro a fazer o uso da palavra foi o Vereador Mário Luiz (PSD), que condenou a atitude do prefeito municipal, Edmar Xavier Maciel (PDT), de não conceder o reajuste dos servidores que vem sofrendo ao longo dos anos: “Um reajuste de 5,9% no contracheque do servidor vai fazer mais diferença do que no contracheque do prefeito”, disse o edil.

O Presidente da Câmara, Alexandre da Farmácia (Solidariedade), foi ferozmente combatido pelos servidores presentes na sessão da Câmara. Ele iniciou o discurso orientando os servidores a fazerem uma paralisação e logo foi rebatido. Em seguida, o edil questionou os servidores: “Vocês são muito bravos aqui com os vereadores, ai quanto vai perto do prefeito vão parecendo um gatinho”, disse.

Alexandre seguiu dizendo que nenhum dos vereadores são contra o reajuste e salientou que se o executivo mandasse o projeto, ele seria o mais breve possível aprovado. Questionado sobre o que a Câmara poderia fazer para ajudar o servidor, Alexandre rebateu que os servidores que devem fazer a paralisação para resolverem o problema e, neste momento, o presidente da casa colocou o projeto em votação.

Renato Polino (PDT) disse que só vai votar o reajuste salarial do Prefeito, Vice e Secretários, quando o reajuste do servidor for enviado para a casa legislativa. O vereador Márcio Enfermeiro (PP) ressaltou que o servidor deve ser valorizado e que o aumento de salário do Prefeito, Vice, Secretários e vereadores é legal, mas pelo momento irá se abster do voto.

Luizinho da Farmácia (AVANTE), líder de governo, pediu para que algum representante do Sindicato pudesse fazer o uso da palavra e explicar aos vereadores a indignação dos servidores. Helmio Melo se dirigiu a tribuna, explicou a situação e pediu novamente a retirada do projeto aos vereadores.

Representando o SINDSJOP, Helmio Melo questionou a mesa diretora dizendo que o momento atual não é adequado para aprovar o reajuste salarial para Prefeito, Vice-prefeito e Secretários tendo em vista que os servidores estão prejudicados sem o reajuste da inflação.

“Os professores estão defasados, já perderam um percentual grande, os aposentados também dependem da aprovação desse reajuste para os servidores, isso atinge uma quantidade muito grande de pessoas na cidade. A gente pede à vocês, se é poder da mesa, que não aprove agora, tá escrito aí se não me engano, que é retroativo a janeiro, então se vocês aprovarem em dezembro, vai retroagir a eles a janeiro”, disse Helmio, questionando o reajuste dado no ano passado pelo poder executivo ao servidores que não foi retroativo e que tiveram grandes perdas inflacionárias.

Hélmio relembrou promessas feitas pelo chefe do executivo quanto aos professores. Segundo ele, o prefeito Edinho disse que quando o governo estadual aprovar o reajuste aos professores ele também mandaria à câmara o reajuste dos professores, e assim não o fez.

“Peço a vocês que nos ajudem a pressionar o prefeito, vocês vereadores tem um poder muito grande. Ele não atende o sindicato infelizmente, mas ele vai ter no futuro, eu espero que os servidores, dê a ele o troco, porque ele tá agindo com muita prepotência para com a gente, ele não quer negociar porque não gosta de mim, não gosta do outro, acha ele feio, não gosta dos meus lindos olhos azuis, eu não preciso que ele goste de mim, eu preciso que ele respeite a entidade que somos quase 1000 servidores associados ao sindicato”, finalizou Helmio dizendo que o Sindicato é o maior da região noroeste.

Ao final do discurso do representante do Sindicato, foi proposto pelo Presidente da Casa Legislativa a retirada de pauta do projeto, que será novamente colocado em pauta e votado após o recesso dos vereadores no dia 07 de agosto. Nesse período, os vereadores e o sindicato poderão articular e organizar uma conversa com o chefe do executivo o envio do Projeto que reajusta o salários dos servidores.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários