A casa mais vigiada do Brasil tem movimentado as redes sociais desde os primeiros dias que o programa foi ao ar. O Big Brother Brasil, além de ser um reality show que divide opiniões, também é um prato cheio para arquitetos, que conseguem inspiração através dos ambientes que a produção cria. Conversamos com Luana Plumucena sobre o cenário do BBB 21.
Luana Plumucena, que tem se destacado nesse segmento profissional em João Pinheiro e região, já foi entrevistada pelo JP Agora quando participou da criação do projeto de ornamentação decorativa do Natal de 2020, na Praça Coronel Hermógenes, realizada pelo JP Consciente.
Desta vez, a redação do site desafiou a profissional a comentar sobre o design de interiores da edição do BBB que está no ar. Para isso, apresentamos a ela vários ambientes do Big Brother 21 e solicitamos sua leitura de cada um deles.
A arquiteta pontuou que esta edição é especial porque a temática escolhida pela produção remete à diversas novelas de sucesso da Globo, das quais sua querida avó era bastante fã.
Você confere abaixo a análise de todos os principais cômodos da casa.
O que me despertou a atenção neste ano no Big Brother Brasil foi a arquitetura temática que mexeu com minha memória afetiva e me fez lembrar da minha avó, que sempre gostou muito de novelas.
A sala representa o próprio BBB e toda sua concepção dos bonecos, das cores primárias, e tem um estilo industrial em algumas mesas, com cores secundárias nas almofadas estampadas.
A cozinha Vip tem uma pegada mais “Jornal Nacional”, o marco da Rede Globo, e também muita luz, muito metalizado e madeira em alguns toques. A famosa mesa giratória continuou. Um diferencial deste ano na cozinha é que a ilha principal diminuiu.
A cozinha da Xepa é inspirada na novela Dona Xepa, que lembra bem a “cozinha de vó”, com marcenaria e revestimentos com cores alegres.
No ambiente de circulação, foi utilizado o estilo camarim, com muito rosa, dourado e luzes, prosseguindo no banheiro e na área de maquiagem.
Este quarto tem sua inspiração na novela “Cordel Encantado”, com a predominância das cores branco, preto e tons terrosos. É um ambiente com bastante informação, porém, não é poluído, pois segue uma única referência que é a representação do sertão nordestino.
É importante ressaltar que os ambientes dos reality shows não devem servir de referência para espaços residenciais, pois aqueles são criados de forma a afetar diretamente a saúde mental e as emoções dos participantes, por isso há um excesso de cores.
Clicando aqui, é possível acessar o Instagram da arquiteta Luana Plumucena e obter mais detalhes dos ambientes do Big Brother 2021.