Candidato a vereador de João Pinheiro é autuado por curandeirismo na zona rural de Chapada Gaúcha

Em entrevista ao JP Agora, o homem disse ser vítima de perseguição e negou que se passava por médico

Após receberem uma denúncia da vigilância sanitária do Município de Chapada Gaúcha, a Polícia Militar de Buritis autuou o pinheirense Anderson Jacó da Silva, 43 anos, pela prática de curandeirismo no dia 19 de junho. Ele foi abordado quando realizava um atendimento, assinou o TCO e foi liberado.

A denúncia da vigilância sanitária apontava, segundo apurado pela reportagem do JP Agora, que Jacó exercia ilegalmente a profissão de médico nas comunidades rurais da região cobrando R$300,00 (trezentos reais) por consulta, além de prescrever e vender medicamentos. Então, uma guarnição foi deslocada para apurar os fatos.

Jacó, que foi candidato a vereador em João Pinheiro na última eleição pelo DEM e recebeu 77 votos, foi localizado na comunidade São Felix, zona rural de Chapada Gaúcha, enquanto fazia um atendimento. Questionado, ele negou todas as acusações e disse que realiza uma espécie de consulta espiritual. Afirmou, ainda, que fornece medicamentos caseiros para as pessoas atendidas.

Publicidade
Supermercado Líder - Corrida Premiada

O pinheirense negou veementemente que recebe dinheiro, mas afirmou que, quem pode, lhe oferece não mais que R$30,00 (trinta reais) para ajudar no combustível. Jacó afirmou que o trabalho é voluntário e que sempre leva cestas básicas para distribuir para os mais carentes das comunidades que visita.

Trabalho voluntário, fé e testemunhos de pacientes

A reportagem do JP Agora entrou em contato com Jacó via ligação telefônica. O pinheirense foi bastante solícito ao esclarecer o ocorrido e contou que possui diversos testemunhos positivos de pessoas que foram atendidas por ele. Questionado sobre do que se trata o atendimento, Jacó esclareceu que trata-se de um tratamento espiritual.

Quanto à denúncia que chegou na vigilância sanitária de Chapada Gaúcha, o pinheirense disse que acredita se tratar de perseguição daqueles que fazem trabalhos espirituais malignos e se incomodam com os resultados benignos atingidos por ele através dos seus atendimentos.

“É um tratamento espiritual, atendo as pessoas espiritualmente de forma gratuita. Essa denúncia foi uma perseguição daquelas pessoas que fazem bruxaria, que fazem porcaria para os outros e vivem disso. Como eu desmancho e não cobro nada, há essa perseguição sim.”

Sobre a comercialização de medicamentos, Jacó disse que vende apenas remédios naturais a base de raízes e folhas, os quais atuam como completos das rezas que integram o tratamento espiritual.

O JP Agora conversou, ainda, com uma mulher que foi atendida por Jacó. Ela contou que mudou de vida depois que o conheceu. Soropositiva, afirmou que o tratamento a tirou do fundo do poço.

“Se eu estou viva hoje nesse mundo, é devido aos benefícios que eu recebi fazendo tratamento com ele. Quando o conheci, estava à beira do precipício mesmo, não só espiritualmente como de saúde. Com o pé na cova. Comecei a tratar faz dois anos e graças a Deus consegui me recuperar. Sei que a medicina não teria dado conta porque já conheci várias pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer ele e faleceram. Então, eu posso dizer que tenho uma vida nova” contou a mulher, que preferiu não se identificar.

Apesar da relevância religiosa do trabalho desempenhado por Anderson Jacó da Silva, o pinheirense responderá um processo pela prática de curandeirismo, crime de menor potencial ofensivo tipificado pelo Código Penal no artigo 284, que proíbe tal conduta. A pena é de detenção, de seis meses a dois anos.

22 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


22 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eu msm
5 meses atrás

Parabens ao reporter que foi e questionou e apresentou todos os pontos. Pai Jacó ta sofrendo perseguição sim. Injusto terem inventado isso dele

O Golpe tá aí cai quem que.
5 meses atrás

Uai esse ai é Jacó Açougueiro..
Agora é Pai de Santo tb.

O Golpe tá aí cai quem que.kkk

Tá certo Jacó.
Não dá pra um lado, tenta pra outro.
Boa não pode e ficar parado.

Tem q tá sempre Progredindo
Vida q segue.

Realidade
5 meses atrás

Ué jpagora não vai públicocar meus comentários sobre esse cidadão

Maria
5 meses atrás

É um aproveitador das pessoas carentes na fé, esse é bem falado aqui na região.

Poca vergonha vai proucura deus
5 meses atrás

O golpe tá aí cai quem quer☠??

TÔ DE OLHO
4 meses atrás

“Tô vendendo ervas
Que curam, me acalmam
Tô vendendo ervas
Que aliviam, me temperam

Mas eu não sou autorizado
Quando o rappa chega
Eu quase sempre escapo
Quem me fornece
É que ganha mais
A clientela é vasta
Eu sei
Porque os remédios normais
Nem sempre amenizam a pressão
Amenizam a pressão
Amenizam a pressão

É dia de feira
Quarta-feira
Sexta-feira
Não importa a feira
É dia de feira
Quem quiser pode chegar”

Mano essa parada dava até uma música…. Vou pensar no caso.

Lidiane
5 meses atrás

Isso é crime gente devia tá na cadeia, como a falsa enfermeira Adriele que falava que trabalho em um asilo na cidade de João Pinheiro absurdo gente isso. aff

Realidade
5 meses atrás

Esse caboco me deve um dinheiro já tem uns 2 anos, o valor de uma consulta dele já dava pra me pagar com juros e correção!!!!

Abençoada por Deus.
5 meses atrás

A casa caiu!

Poca vergonha vai proucura deus
5 meses atrás

Povo tem q cria vergonha na cara proucura a Deus
Fica mechendo con macumba
Cria vergonha isso n leva nigue a nada

Anônimo
5 meses atrás

Isso um absurdo faz isso com uma pessoa que faz bem pra as pessoas só quem já passor algum problema saber que o senhor pessoa enviada por Deus isso só pra nós fortalece cada dia senhor pessoa de Deus.

Realidade
5 meses atrás
Resposta para  Anônimo

Tá tocando dinheiro nele também né

#Só Observando
5 meses atrás
Resposta para  Anônimo

Enviada por Deus, tá precisando ler a Bíblia e vê o q ela fala sobre CURANDERISMO,com certeza não foi Deus q mandou, agora o q ele faz depois ele acerta com Deus, agora enviado por Deus ele não foi.

Anonimato
5 meses atrás

Só de estar nesses mundão já e suspeito cidades pequenas ,povo mais maleavel

Poca vergonha vai proucura deus
5 meses atrás

Gente se ele fosse isso tudo msm tava bem com a própria vida dele
Não aí fingindo ser curandeiro
Será q os problemas dele ele resolveu? Acho q nao!..

D DIACONO
5 meses atrás

Quanta maldade. Ele é muito honesto e não cobra pelas consultas.
É muita sacanagem o povo inventar umas coisas dessas.

Realidade
5 meses atrás
Resposta para  D DIACONO

Sei não em quem conhece a peça…….diz ao contrário

Realidade
5 meses atrás
Resposta para  D DIACONO

Honesto igual o Lula

Tio João do Cipó
5 meses atrás
Resposta para  D DIACONO

Deixa Pai Jacó trabalhar gente,o sol nasce para todos!! Não contrária, Pai Jacó, não,pelo amor de Deus!!

Josue3
5 meses atrás

Se for assim tem que denunciar as lojas de produtos naturais também.
Eu mesma ja fui la e elas me receitaram ervas.
Ja que é pra fazer justiça processa essas lojas também

O Conservador
5 meses atrás
Resposta para  Josue3

Sou favorável. Até homeopatia deveria ser crime. São as nossas cloroquinas “milagrosas” legalizadas, tem até no SUS. Um absurdo.

Força tarefa
5 meses atrás

Jaco e uma pessoa do bem !!!
Não faz a ninguém ???

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias