Publicidade
Atendimento emergencial OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioDestaqueIntegrantes da organização criminosa de "Galego" são condenados pela justiça de João...

Integrantes da organização criminosa de “Galego” são condenados pela justiça de João Pinheiro

Todos os acusados foram condenados pela justiça; condenação foi possível pela riqueza de detalhes contidas no inquérito policial

Publicado em

A mega organização criminosa que gerenciou o tráfico de drogas na cidade de João Pinheiro entre os anos de 2017 a 2021 e que era chefiada pelo pinheirense conhecido como “Galego” teve a sentença condenatória de todos os acusados publicada nesta terça-feira, 21 de junho de 2022. A justiça analisou todas as provas e defesas apresentadas e decidiu pela condenação de todos os réus nos crimes de tráfico e organização para o tráfico. O julgamento ainda comporta recurso.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

A justiça de João Pinheiro reconheceu as atividades criminosas apuradas pela Polícia Civil e apontadas pelo Ministério Público na denúncia. Mesmo preso, Jéferson de Lima Furtado, conhecido popularmente como Galego, comandava a organização criminosa através de sua namorada Núbia de Castro, que recebia ordens durante visitas íntimas no presídio de Uberlândia, onde Galego ficou recolhido durante quase todo o período investigado.

O grupo, então, a mando de Galego e através de Núbia, gerenciava praticamente todo o comércio ilegal de drogas na cidade de João Pinheiro. As investigações do inquérito e as provas produzidas na ação judicial possibilitaram a conclusão, segundo a sentença, de que o grupo era muito bem organizado e que cada integrante tinha sua função específica. Então, as condutas observadas se enquadraram no tráfico e na organização para o tráfico, acarretando na condenação de todos os réus.

Publicidade
Banho e tosa para seu Pet - POP Pet Center João Pinheiro

As lideranças do grupo, sendo elas Núbia de Castro, vulgo “Novinha”, namorada de Galego e outros dois jovens tidos como braço direito dele, Dalton Vaz da Silva Junior e Brendon de Souza Azevedo, foram as que receberam as penas maiores. Núbia foi condenada a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão, enquanto que Dalton e Brendon pegaram 16 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão cada um.

Os demais acusados também receberam penas na casa dos 14 a 16 anos de prisão, todos com regime inicial fechado. Parte da organização criminosa que já estava presa preventivamente vai continuar recolhida. Já a outra parcela que já respondia o processos em liberdade ganharam o direito de recorrer também em liberdade.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

Publicada a sentença, os advogados de defesa terão o prazo para apresentar recurso e a decisão só será definitiva após o trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de interposição de recurso.

Funcionamento da organização criminosa

A organização criminosa de Galego era investigada mesmo antes da sua morte. A Polícia Civil de João Pinheiro desenvolveu durante os anos de 2017 a 2021 um intenso trabalho investigativo e conseguiu mapear a organização criminosa inteira. Levados os fatos ao Ministério Público, restou provado no processo que Galego era o chefe da organização criminosa e comandava o grupo de dentro do presídio. Núbia, sua namorada, colhia os mandos e desmandos durante as visitas íntimas e repassava as ordens para o primeiro subchefe Antônio Carlos Rodrigues da Silva, popularmente conhecido como “Índio”.

Publicidade

Índio, por sua vez, repassava as ordens a Brendon de Souza Azevedo e a Dalton Vaz da Silva Junior, os quais ficavam responsáveis pela guarda e distribuição de drogas aos vendedores, que faziam contato direto com os usuários. No total, a organização criminosa contava com 14 destes vendedores, sendo eles Uanderson Lopes da Silva, vulgo “Unaí”; Ademir de Oliveira Franco, vulgo “Tiola”; Gleidson Henrique Pereira da Silva, vulgo “Soneca”; Jeferson Macedo Alves, vulgo “Jagueré”; Marcos Felipe Marques, vulgo “Madruga”; Rodrigo Alexandr da Silva, vulgo “Lecão”; Airton dos Santos Oliveira, vulgo “Airton Periquito”; Adilson Borges Maciel; Diulio Cesar de Barcelos; Emerson Rosa Batista Mesquita; Harbans Batista Froes; José Marcos de Barcelos Félix; Pedro César de Almeida Moreira (falecido) e Tiago Rodrigues da Silva.

Condenações

Ao final da extensa sentença, a justiça de João Pinheiro condenou Núbia de Castro, Dalton Vaz da Silva Junior e Brendom de Souza Azevedo por organização criminosa e tráfico de drogas, com agravante por serem os comandantes de todo o grupo.

Publicidade

Os demais réus foram condenados por organização criminosa e tráfico de drogas. São eles: Airton dos Santos Oliveira; Emerson Rosa Batista Mesquita, Aldemir de Oliveira Franco Filho; Jeferson Macedo Alves; Adilson Borges Maciel; Tiago Rodrigues da Silva; Rodrigo Alexandre da Silva Ferreira; Harbans Batista Froes; Uanderson Lopes da Silva; Gleidson Henrique Pereira da Silva e Marcos Felipe Marques foram condenados por organização criminosa e tráfico de drogas.

As penas

  1. Núbia de Castro foi condenada a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão, e 799 dias-multa;
  2. Dalton Vaz da Silva Junior foi condenado a 16 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, e 913 dias-multa;
  3. Brendon de Souza Azevedo foi condenado a 16 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, e 913 dias-multa;
  4. Airton dos Santos Oliveira foi condenado a 12 anos, 08 meses e 685 dias-multa;
  5. Emerson Rosa Batista Mesquita foi condenado a 16 anos, 07 meses e 15 dias de reclusão, e 900 dias-multa;
  6. Aldemir de Oliveira Franco Filho foi condenado a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão, e 799 dias-multa;
  7. Jeferson Macedo Alves foi condenado a 12 anos e 09 meses de reclusão, e 685 dias-multa;
  8. Adilson Borges Maciel foi condenado a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão e 799 dias-multa;
  9. Tiago Rodrigues da Silva foi condenado a 16 anos, 07 meses e 15 dias de reclusão e 900 dias-multa;
  10. Rodrigo Alexandre da Silva Ferreira foi condenado a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão e 799 dias-multa;
  11. Harbans Batista Froes foi condenado a 12 anos e 08 meses de reclusão e 685 dias-multa;
  12. Uanderson Lopes da Silva foi condenado a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão e 199 dias-multa;
  13. Gleidson Henrique Pereira da Silva foi condenado a 12 anos e 08 meses de reclusão e 685 dias-multa;
  14. Marcos Felipe Marques foi condenado a 14 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão e 799 dias-multa.

Os sentenciados Dalton Vaz da Silva Junior, Brendon de Souza Azevedo, Emerson Rosa Batista, Adilson Borges Maciel, Rodrigo Alexandre da Silva, Tiago Rodrigues da Silva e Airton dos Santos Oliveira seguirão presos preventivamente, ou seja, tiveram o direito de recorrer em liberdade negado. Harbans Batista Froes e Antônio Carlos Rodrigues da Silva, vulgo “índio” seguem foragidos e a justiça decretou as prisões.

Publicidade

Núbia de Castro, Aldemir de Oliveira Franco Filho, Marcos Felipe Marques, Gleidson Henrique Pereira da Silva, Uanderson Lopes da Silva e Jeferson Macedo Alves receberam o direito de recorrer em liberdade porque já estavam respondendo o processo nessa condição.

Da sentença ainda cabe recurso. O JP Agora seguirá acompanhando o andamento do processo.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
32 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
CIRO GAMES
5 meses atrás

TRAFICO EM JP NAO DEVE DAR DINHEIRO NAO PQ OS CARAS SAO TUDO PE RAPADO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Sabuco
5 meses atrás
Resposta para  CIRO GAMES

Isso 👏👏concordo

Huruuuuuuu
5 meses atrás
Resposta para  CIRO GAMES

Os aviãozinho não tem mesmo não,mas os Grande tem e não é pouco não

Olho torto jamais será esquecido!!
5 meses atrás

Muito estranho essa investigação durar tanto tempo. De 2017 até ano passado já foram noticiados mais de 10 supostos chefes do tráfico em João Pinheiro, será qual o critério para que se defina um verdadeiro chefe do tráfico? Não se deve defender pessoas que correm pelos caminhos crime, por outro lado, os editores do Jp notícia deveriam ter discernimento ao apontar para os cidadãos, mesmo que estes estejam errados perante a lei. E não, as drogas não acabaram na cidade “fácil de ser amada”.

Publicidade
5 meses atrás

Cheio de promotores nos comentários

Bando de pnc
5 meses atrás

Tomara que peguem todos e mofem na cadeia e fiquem lá até morrer pra queimarem no fundo dos infernos esses demônios, bando de desgraçado

Publicidade
Deu Ruim
5 meses atrás

Mikael matou galego ainda fez o crime do galego i Rio abaixo agora quem vai atira no mito do mikael?

Ze miseria
5 meses atrás

De pouco a pouco vai descobrindo a chave principal do tráfico

Cuidado tem muitos carros aí andando pela cidade querendo pegar mais e pessoas disfarçadas observado as ruas

Só fica a dica..

Publicidade
Junior
5 meses atrás

E o isac?

Ble
5 meses atrás

E as muiezada desses bandindo safado tudo curtindo e reagindo, essa forma mal acostumada deve tá tudo com o cu trancado

Publicidade
Coleguinha
5 meses atrás

Esse Mikael tá igual Bolsonaro cheio de seguidores fake news kkkkkkkkkkkk

Zé Maria
5 meses atrás

Aleluia… até quando a PM iria ficar prendendo esse povo e vendo eles serem soltos. Que mofen na cadeia…

Publicidade
quadrilha se fudeu
5 meses atrás

se lascaram heim , mikael matou o grande líder deles e o resto foi condenado, é aquela história vida do crime é cadeia ou caixão.

Fã nº1 do Mikael
5 meses atrás
Resposta para  quadrilha se fudeu

Esse Mikael é foda mesmo, diz que vai dar o testemunho dos fatos no juri mesmo estando foragido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Falo mesmo
5 meses atrás

Quando o Galego morreu tinha outra na fita Eduarda já era resto de marmita

Publicidade
Caipira
5 meses atrás

Justiça tarda mais não falha. Esse povo fez muitas mãe chora. Agora chegou a hora de comer marmita azeda.

Maurício
5 meses atrás

Parabéns a polícia PM, PC e o ministério público agora eu peço pelo amor de Deus dar um jeito no Michael Arara

Publicidade
Sabuco
5 meses atrás

Justiça tarda mais ñ falha o povo criticando o cara do jp só prq ele colocou as verdade aqui Os cara é bandido msm ñ adianta acha ruim vai reclama pro juiz quem tá se doendo Tem tudo que morre na cadeia msm acha baõ mãe chora prq as delas tbm ñ pode chora por eles Eles têm é que agradece que vai é pra cadeia ñ pro cemitério como eles fez com muitos eles fez não o Índio manda eles faze prq é tudo pau mandado só que infelizmente tem mais uns q trafica pro índio aq é os… Leia mais »

Coleguinha
5 meses atrás
Resposta para  Sabuco

Cala a boca otáriao ,sabuco só serve pra tocar fogo ou pra limpar c*

Não tenho o que fazer
5 meses atrás

Aguardando próximos capítulos

Publicidade
Policial
5 meses atrás

Condenou quase todo mundo sem prova
Só 2 que pregaram celular é flagrante

João Pinheiro e uma vergonha
5 meses atrás

Esse jornal mais essa justiça de joao pinheiro é tão fudidos que novinha é a Eduarda que tava junto com o galego nessa época e jogou a bronca pra cima da outra mulher sabendo que novinha não é a nubia

Lua
5 meses atrás

E por isso que e uma vergonha, tão achando que sabe de tudo e não sabe Porã nenhuma

Publicidade
Sem entender
5 meses atrás

Porque a Núbia ainda tá solta? Ela era a peça principal do tráfico!!!!

Kkkkk
5 meses atrás

Será que a polícia civil ia conseguir descobrir isso se o galego tivesse vivo?

Cohab
5 meses atrás
Resposta para  Kkkkk

Todo mundo sabia antes dele morrer.

Inteligência
4 meses atrás
Resposta para  Kkkkk

Sim pessoal de João Pinheiro conversar muito nessas farra e bares quando tá chapado tudo emocionados.

Publicidade
Lua
5 meses atrás

Esse jornal e uma vergonha pra mídia.

Marmitinha dos cria ficou nervosa
5 meses atrás
Resposta para  Lua

Marmita de bandido identificada com sucesso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A verdade doi
5 meses atrás
Resposta para  Lua

Cala boca rapariga, vai cuidar do seus macho que devem estar presos kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lua
5 meses atrás
Resposta para  A verdade doi

E mais fácil sua família toda tá envolvida nesse b.o do que eu kkkkk

Lua
5 meses atrás
Resposta para  A verdade doi

Tenho macho prezo não seu corno kkkkkk

mais artigos