InícioBrasilCenso do IBGE será divulgado em 28 de junho após diversos atrasos

Censo do IBGE será divulgado em 28 de junho após diversos atrasos

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística confirma que os dados do Censo serão divulgados em 28 de junho, após enfrentar atrasos e dificuldades na pesquisa

Publicado em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quarta-feira (3) que os dados da população levantados no Censo Demográfico 2022 serão divulgados “impreterivelmente” no dia 28 de junho. A etapa final de apuração do Censo, que envolve coletas pontuais, irá até 28 de maio. A confirmação das datas ocorre após uma série de atrasos na pesquisa e de um impasse sobre o período de divulgação.

Em uma nota publicada em 31 de março, o Ministério do Planejamento e Orçamento afirmou que o IBGE anunciaria os dados preliminares do Censo em 5 de maio. No entanto, o calendário do instituto não previa a divulgação de pesquisas nesta semana, e a assessoria de imprensa do Planejamento indicou que caberia ao próprio IBGE confirmar a data de publicação do Censo.

A contagem do Censo começou no dia 1º de agosto de 2022 e enfrentou diversos desafios. Recenseadores reclamaram de atrasos em pagamentos e de valores recebidos abaixo do esperado, gerando ameaças de greve e desistências. Além disso, o IBGE encontrou recusas de parte da população em responder aos questionários e até fake news sobre a pesquisa em meio à corrida eleitoral do ano passado.

Em 1º de março, o instituto anunciou o fim da coleta do Censo, após sete meses de trabalho. Desde então, o levantamento passa pela etapa de apuração, que representa uma espécie de pente-fino sobre os dados. Essa fase também prevê retornos pontuais de recenseadores a endereços onde a coleta não teve respostas.

O presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, reconheceu que a escassez de recursos impactou o Censo em áreas como a de publicidade. Além de citar a restrição orçamentária, Azeredo também associou os atrasos a uma “irresponsabilidade” de parte da população que não quis responder ao Censo.

O Censo costuma ser realizado a cada dez anos, com a edição anterior ocorrendo em 2010. A edição atual estava prevista para 2020, mas foi adiada pelas restrições da pandemia de Covid-19 e, posteriormente, pelo corte de verbas para o IBGE no governo Bolsonaro. Assim, a pesquisa ficou para 2022.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários