InícioCidadeCom parceria da Metra Industrial, projeto 'Horta na Escola' é implementado em...

Com parceria da Metra Industrial, projeto ‘Horta na Escola’ é implementado em Escola Estadual de João Pinheiro

Escola Estadual João Guimarães Rosa ganhou apoio da empresa com reforço de infraestrutura

Publicado em

Alunos da Escola Estadual João Guimarães Rosa ganharam um grande apoio neste ano de 2022 para cuidar da horta escolar: a empresa Metra Industrial. A partir do projeto da Emater e do Governo Estadual, a parceria público privada resultou em melhorias na infraestrutura da horta, o que fez com que a empolgação de todos com o cultivo aumentasse ainda mais. Estivemos na escola e conversamos com a diretora e com o gerente da Metra. Confira a seguir.

Gislene Vidal é a diretora da Escola João Guimarães Rosa, localizada na Ruralminas. Ela explicou que o projeto da horta já existia e sempre foi bancado pelo Governo Estadual em parceria com a Emater. Contudo, segundo a pedagoga, tudo ia muito devagar até que a Metra Industrial apareceu e propôs a parceria.

“A horta é uma parceria do Governo Estadual com a Emater. Já estava começando, muito devagar, e a Metra entrou em contato dizendo que queria fazer um projeto e perguntou se a gente tinha disponibilidade. Foi quando falei que chegaram em boa hora. Tivemos toda a assistência da Metra e o projeto deslumbrou os meninos e todos da comunidade” disse Gislene.

A diretora ressaltou, ainda, que os alimentos produzidos na horta são 100% utilizados na dieta dos alunos, o que torna todo o processo ainda mais gratificante porque eles trabalham do plantio à colheita.

“Todos os alimentos são utilizados na merenda. São os alunos que cuidam, não estragam nem um pezinho de cebola, todos tem paixão por essa horta. Plantamos salsinha, couve, cebolinha, alface, tomate, pimentão, pimenta e quiabo” destacou.

Lucas Mariano, 19 anos, é o servidor responsável pela manutenção geral da obra. Ele nos contou um pouco mais sobre o que pode ser encontrado ali para ser empregado na alimentação dos alunos.

Temos folhosas, cenoura, beterraba. Cada uma tem um cuidado específico, um período diferente de ciclo. Os alunos interagiram muito no plantio, na irrigação e também na colheita. A gente faz um cronograma de três alunos molhar a horta e todos ficam muito ansiosos.

Parceria que transforma

Com a chegada da parceria da Metra Industrial, a escola viu o pequeno projeto se transformar em uma horta completa, com infraestrutura de sombreamento e irrigação com os melhores produtos do mercado. Foi o que explicou Daniel Oliveira, engenheiro de meio ambiente da empresa, ao falar sobre a participação da Metra na comunidade.

“A Metra já está no município de João Pinheiro há seis anos. Desde o início, ela vem com ações pontuais contribuindo com melhorias da comunidade onde está inserida. Então chegamos até a escola. Coincidentemente, eles estavam com o projeto da horta em andamento, mas com uma infraestrutura limitada. Então casou com a oportunidade da Metra agregar e construir ainda mais esse projeto com uma parte de infraestrutura, fazendo com que a horta seja mais funcional. Então entramos com o melhor eucalipto imunizado do mercado e também com o suporte para a instalação da estrutura” disse Daniel Oliveira.

O engenheiro contou que a Metra Industrial tem planos inovadores para a horta da escola no ano de 2023, que vai trazer ainda mais à tona o objetivo da empresa, que é promover ações concretas de inserção e transformação positiva.

Com parceria da Metra Industrial, projeto 'Horta na Escola' é implantado em Escola Estadual de João Pinheiro
Foto: Marcos Martins

“Em 2023, vamos entrar com composteiras para que os próprios resíduos sejam utilizados na horta. A ideia é adoção de toda essa rotina de horta pela comunidade escolar. Na verdade, isso é um dos objetivos estratégicos da Metra, que é ter ações concretas de inserção e transformação positiva. Isso faz parte da nossa estratégia em contribuir naquilo que estiver dentro do nosso escopo, das nossas condições, com a melhoria do nosso entorno” destacou Daniel.

A Metra Industrial emprega mais de 200 funcionários em oito estados do Brasil, dos quais 80 a 100 estão concentrados na região de João Pinheiro. Projetos como este devem servir de exemplo para as demais empresas do maior município de Minas Gerais porque refletem em todos os segmentos da comunidade. O JP Agora parabeniza a Metra Industrial pela iniciativa de ajudar a Escola João Guimarães Rosa.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

mais artigos