O incêndio florestal que atingiu o Capão da Água Limpa na tarde desta quarta-feira (02) atingiu uma área total de 10 hectares, incluindo parte da principal área de preservação da cidade de João Pinheiro e também parte das margens da MG-181, onde o fogo teria iniciado. Foi preciso 5 horas de trabalhos para a extinção completa das chamas. As informações são do Corpo de Bombeiros.
Segundo informações obtidas pela reportagem do JP Agora, os militares do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o local por volta das 14 horas, quando já se depararam com as chamas altas já se projetando ao longo do terreno, consumindo a vegetação e produzindo muita fumaça. Por conta do clima seco, o incêndio tomou grandes proporções muito rapidamente.
Então, prontamente os bombeiros iniciaram o combate direto às chamas com o uso de técnicas e equipamentos de combate a incêndios florestais. Eles contaram, ainda, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da COPASA. Juntas, as equipes gastaram cinco horas até que conseguiram extinguir completamente as chamas.
No total, aproximadamente 7 hectares da área do Capão da Água Limpa e 3 hectares as margens da MG-181 foram consumidos pelo fogo. Ninguém ficou ferido durante os trabalhos de combate. O Corpo de Bombeiros orienta a população a não manipular fogo próximo a regiões com vegetação, principalmente considerando o clima seco que corrobora para a disseminação de incêndios. Realizar queimadas é crime ambiental e as denúncias podem ser feitas pelo 181.