O procedimento de julgamento de crimes de competência do Tribunal do Júri é dividido em duas fases: a primeira é conhecida como fase sumária da culpa e a segunda, onde o juiz julgará apenas se o crime de fato existiu e se estão presentes indícios da autoria; a segunda é o próprio julgamento da causa pela tribuna, composta por sete jurados escolhidos entre a população local.
A primeira fase termina com a pronúncia do acusado, o que significa que o juiz entendeu que houve o crime e está convencido de indícios suficientes da autoria. Ou seja, o juiz não julga se o réu é ou não culpado pelo crime. Isso quem irá fazer é o conselho de sentença, na segunda fase do procedimento.
Na segunda fase, são convocados 25 jurados, dos quais sete serão sorteados e comporão o conselho de sentença. Caberá a eles decidir se o réu é ou não culpado pelo crime. Ao juiz presidente caberá, apenas, a quantificação da pena, caso julgado culpado, e a manutenção da ordem da sessão do júri.
No caso, Darley foi pronunciado em outubro de 2018. Ele recorreu, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a pronúncia. Assim, seguindo o rito, hoje ele está sendo julgado em sessão plenária pelo Tribunal do Júri.
Instrução em plenário e debates
O primeiro ato no julgamento de Darley será a inquirição das testemunhas. Depois, o próprio Darley dará o seu depoimento.
Encerrada a instrução, dá-se início aos debates. O Ministério Público fará a acusação nos limites da pronúncia (art. 476 do CPP). Na sequência, a defesa se pronunciará, e a acusação terá direito a réplica e a defesa a tréplica, admitindo-se a reinquirição de testemunhas (art. 476, § 4º da mesma lei). Cada parte possui uma hora e meia para se pronunciar e uma hora para réplica e tréplica.
Votação e sentença
O Conselho de Sentença deverá responder alguns quesitos sobre a matéria de fato e sobre a possibilidade de absolvição do acusado. “Os quesitos serão redigidos em proposições afirmativas, simples e distintas, de modo que cada um deles possa ser respondido com suficiente clareza e necessária precisão. Na sua elaboração, o presidente levará em conta os termos da pronúncia ou das decisões posteriores que julgaram admissível a acusação, do interrogatório e das alegações das partes” – art. 482, parágrafo único, do CPP.
Por fim, caso o conselho de sentença entenda pela condenação do réu, o juiz presidente proferirá a sentença, fixando a pena a ser cumprida por ele
PARABENS O JP AGORA PELA MATERIA EM EXPLICAR NOIS QUE NAO ENTENDI DE LEIS FICA SEM SABER O QUE TA ACONTECENDO PARABENS AI
Policial autoritário que tem um histórico de dependência química e gosta de se gabar com os mal feitos.
Pois é esse safado matou um amigo meu na trairagem por trás isso é um bandido de primeira classe ele ainda vai pagar por tudo um verme otário
Crime é sempre crime.Se ele matou tem q pagar,já presenciei algumas abordagens desse policial,e ele sempre abusa da autoridade,e humilha as pessoas,não sei uq aconteceu nesse caso,mas q a justiça seja feita.Deus tarda mas não falha!!!
Justamente… Deus tarda e não falha. Ele esperou mais de 10 anos para ser absolvido.
Quando tu precisar de socorro, chama um bandido para te defender.
Excelente matéria, bem detalhada, gostei.
Gostei muito da matéria muito explitiva ,mas gostaria de saber o porquê ? Qual o crime está sendo julgado .
Grava o júri e pública para nós assistir também.
Achei muito útil a postagem ,mas também gostaria de saber o crime que está sendo julgado.
Matou um rapaz q tinha acabado de fazer um assalto
O rapaz já estava no chão
Rendido
E o pm deu 2 tiros na cabeça
Rapaz, um bandido. Atirou num taxista e deixou o mesmo pra morrer. Você num sabe nein o que tá falando. Deve ser certinho com a sociedade. Legítima defesa, bandido bom é bandido morto.
Então…se o bandido tinha acabado de cometer outros 3 delitos, inclusive um latrocínio tentado. A policia então deveria ter o recebido com um buquê de flores?
Na perícia não consta nenhum tiro na cabeça (foi provado), se vc tem provas, porque não as mostrou hoje aos jurados?
Chupa, a Justiça foi feita. Bandido bom é…
Onde vc viu que ele já estava rendido ao chão??? Porque nem no laudo pericial não consta essa informação. A não ser que você seja um perito e a gente não saiba.
Queria ao menos saber o motivo desse julgamento
Tem que morrer , canalha ?
Absolvido.. chupaaa malaiada kkkkk …. bandido bom é……..
A justiça foi feita. Quem defende bandido com certeza tem culpa no cartório. Chupa bandidagem….
Precisamos da “excludente de ilicitude” já!
Força darley
È foda ,o cara é um verdadeiro lixo como pessoa e como um profissional consegue ser pior ainda , Aí pq o cara é polícia vai um bando de atoa fazer manifestação no fórum, a lei do homem pode ser cega mais a de deus e smp justa
Você é um otário, defender bandido. O cara atira num taxista, rouba o carro dele e ainda vai me dizer que o cara é santo. Quem procura acha, bandido bom é….
No seu ponto de vista, o bandido com 1 latrocínio tentado. 1 assalto consumado. 1roubo consumado. 1 tentativa de homicídio, esse é inicente e o PM culpado?
Se sua resposta for sim… Aí amigo o mundo estará perdido.
Inversão de valores.
você é mais a toa ainda.
Maldito infeliz tu vai se livrar da lei do juiz mas a de Deus jamais vai se livrar safado você vai achar ainda verme desgraçado.
A justiça foi feita, de forma transparente e justa. conheço sargento é cara respeitado pelas pessoas de bem. gostaria que a policia investigassem os comentadores deste. para apurar algumas ameaças.
Fala aí jp agora
Qual crime ele cometeu?
Relembre os fatos como vc sempre faz
SE tivesse na igreja, estaria vivo.