Como transferir um carro com dívidas para outra pessoa?

Saiba como fazer a transferência de um veículo com dívidas para outro proprietário

A negociação de seminovos em BH, normalmente, não envolve grandes problemas. Mesmo com a burocracia, que é normal, quando um veículo está dentro da lei e não possui nenhuma pendência, sejam débitos financeiros, jurídicos ou até mesmo possíveis taxas atrasadas, a transação se torna simples. A coisa pode ser um tanto quanto complicada, quando o veículo possui débitos – ou financiamento – em nome do então proprietário.

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, a Fenauto, em 2018, o número de carros usados que trocaram de proprietário superou os 10 milhões, o que pode ser considerado um valor expressivo, dado o preço dos automóveis, mesmo de carros utilitários como é o caso do Chevrolet Onix ou do Citroën AirCross. Mas o que é preciso fazer para transferir um veículo com dívidas para outra pessoa? Neste artigo preparamos uma série de dicas que podem clarear um pouco as suas ideias, confira!

PROCURANDO O BANCO: Quando se trata de carros usados em transferência, antes de qualquer coisa, é necessário o banco onde o automóvel está financiado e checar todos os dados. Para isso, é preciso verificar se o interessado no veículo consegue arcar com suas parcelas remanescentes de forma integral, ou seja, se este tem condições de pagar as prestações do carro alienado por meio da análise de documentos. Se a instituição financeira sinalizar de maneira positiva, isto é, se a transferência do financiamento for aprovada para o novo dono, a própria instituição emite um documento com as parcelas atualizadas.

Publicidade
Colégio Darcília Coímbra João Pinheiro - Matrículas Abertas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Para que seja possível transferir carros usados de uma pessoa para outra, é necessário obter o Certificado de Registro do Automóvel – O CRV -. Para requerer este documento será necessária a apresentação de outras documentações que são:

  • CNH ou Documento de Identidade – Cópia e Original;
  • Comprovantes de residência do comprador – conta de água, luz ou internet – com vias completas de pagamento dos últimos 3 meses subsequentes;
  • Documento CRV do então proprietário do veículo – Original;
  • Comprovante de pagamento do Certificado de Registro de Automóvel novo, que pode ser debitado posteriormente pelo então comprador em qualquer banco ou casa lotérica;
  • IPVA, Multas e Licenciamentos totalmente quitados e comprovados – Originais;
  • Vistoria veicular realizada por órgão credenciado pelo Detran;
  • RENAVAM – Formulário preenchido em duas vias.

VANTAGEM À VISTA: Se você está interessado em um Volkswagen Gol, Citroen AirCross ou qualquer que seja o modelo do veículo alienado, saiba que o pagamento à vista do veículo ao pode facilitar e muito as coisas para o seu lado. O pagamento de carros usados à vista pelos compradores, junto ao banco, é uma das saídas mais fáceis porque além de “limpar o nome” do automóvel, sua transferência para o novo proprietário – já explicada anteriormente – se torna mais fácil e menos problemática para ambas as partes envolvidas.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: Por garantia da instituição financeira, todos os veículos financiados possuem em seu documento o termo “alienação fiduciária”, isso significa que o automóvel ainda está sendo pago, e garante que a compra ou venda não possa ser feita de maneira direta pelo então proprietário. Porém, um problema muito recorrente com o termo é que mesmo que o veículo já tenha sido quitado junto ao banco, o termo “alienação fiduciária” permanece no registro online. Para regularizar a situação, é necessário procurar o Detran ou a instituição financeira para avaliar e remover a indicação da possível pendência já zerada.

AVALIE: Quando você estiver passando por este tipo de situação, a melhor maneira de tomar qualquer decisão é avaliando se a opção é realmente viável ou se ela não vale à pena, pois este tipo de transação costuma ser burocrática. Se ainda assim, você achar que esta é sua melhor opção, vá em frente, mas não se esqueça de deixar toda a documentação preparada para agilizar o processo.

Quer saber mais sobre transferência de veículos? Ou está querendo investir em um Volkswagen Gol ou Citroen AirCross usado? Então siga nossas redes sociais e acesse nosso site. Desta forma, você fica por dentro de todas as nossas novidades, além de ter acesso às melhores ofertas do mercado de automóveis.


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias