InícioCidadeCoopatos suspende captação de leite em fazendas de João Pinheiro devido a...

Coopatos suspende captação de leite em fazendas de João Pinheiro devido a custos de frete

A cooperativa informou que já arrumou novos compradores para o leite; medida foi adotada em razão dos custos para buscar o leite nas fazendas pinheirenses

Publicado em

A Coopatos anunciou, nesta semana, que vai interromper a captação de leite nas fazendas do município de João Pinheiro no mês de outubro. A medida precisou ser adotada em função dos custos do frete em comparação ao volume de leite das propriedades pinheirenses.

O JP Agora foi comunicado da decisão da cooperativa por produtores rurais da cidade, que entraram em contato com a reportagem preocupados com o futuro de suas fazendas. Em áudio compartilhado nas redes sociais, o presidente da Coopatos José Francelino esclareceu que a medida não era a primeira vontade da cooperativa, mas que precisou ser adotada em razão dos custos em comparação com a captação atual de leite.

“A Coopatos nos últimos tempos vem caindo muito a sua captação de leite no município. Como o município é muito grande e a gente ficou com produtores nos extremos do município com volume muito baixo de leite, isso vem caindo e a gente vem tentando mudar essa história há mais de dois anos. Chegou em um ponto onde o custo do frete está sendo mais caro que o próprio leite, com volume baixo de captação, chegamos à conclusão que, para o produtor pagar o frete, inviabiliza o negócio dele, para a Coopatos bancar esse frete como vem bancando há 2 ou 3 anos, inviabiliza para a Coopatos”, diz José Francelino em áudio compartilhado nas redes ao qual o JP Agora teve acesso.

O presidente segue dizendo que, para a cooperativa seguir tendo sucesso, precisa ser boa para tanto para o cooperado quanto para a própria cooperativa. Apesar da preocupação de parte dos produtores, José Francelino ressaltou que a Coopatos já visitou a maioria das fazendas e explicou a situação aos produtores, os quais, segundo ele, não ficarão desamparados.

“Mais ou menos duas três semanas atrás colocamos nossa equipe visitando propriedade por propriedade, as que ainda não foram visitadas serão. Estamos levando a justificativa pela qual estamos tomando essa decisão. Conversamos com outros fornecedores para não deixar o nosso cooperado sem alternativa, sem vender a sua produção, essa foi a nossa primeira preocupação. Isso foi feito e conversado. Existem umas 3 ou 4 empresas interessadas em pegar esse leite porque eles já têm linhas que passam próximo a essas propriedades”, ressalta José Francelino no áudio em questão.

Por fim, José Francelino destaca que a cooperativa não está saindo pela porta dos fundos e que, apesar da medida, o objetivo da Coopatos é estar próximo do cooperado.

“Não ficou ninguém sem ser visitado e não ficou ninguém sem a gente estar apresentando uma alternativa em João Pinheiro com outras empresas. Estamos nos afastando momentaneamente. Pode ser que amanhã a gente consiga reestruturar essa captação e ela passa a ser sustentável e a gente volta a procurar esses produtores. Por isso não estamos saindo pela porta dos fundos “, finalizou José Francelino.

O JP Agora se coloca à disposição da Coopatos para futuros esclarecimentos, assim como se posta ao lado dos produtores rurais de João Pinheiro para apoiá-los durante este momento de transição.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
GALO DOIDO
7 meses atrás

vamos fazer o L O AMOR VENCEU

Maria
8 meses atrás

Tinha que ter uma campanha de boicote dos consumidores pinheirense com essa marca também.