Uma pequena pinheirense de apenas 8 anos de idade resolveu alegrar o ambiente da Clínica Covid em João Pinheiro – MG com cartazes e desenhos. Para tanto, Maria Vitória contou com a ajuda de quatro colegas da sua escola e o resultado foi elogiado por todos.
Maria é filha de Daniela, enfermeira que atua na linha de frente contra a Covid-19 na clínica montada na Faculdade Cidade de João Pinheiro – MG. Durante uma rápida visita ao local de trabalho da mãe, a criança notou que estava faltando um pouco de alegria no ambiente e resolveu agir.
“A Maria Vitória chegou em mim e falou ‘nossa Dr mas aqui está muito triste, muito branco, vou fazer umas letras para dar uma animada’, e levou a ideia adiante e deu certo” disse o médico Dr. Ricardo Melo, que trabalha no atendimento aos pacientes da clínica.
A pequena idealizadora, então, contou para sua mãe sobre a ideia e começou a pensar no que fazer, até que resolveu envolver sua turma da escola para, juntos, confeccionarem cartazes com frases de agradecimento e motivação para serem colocados na sala principal da clínica.
Depois de prontos, a instalação dos cartazes foi realizada no último dia 07 de abril, dia do profissional da saúde. Para Daniela, a atitude da filha foi muito gratificante. A postura da criança foi elogiada, também, pelo médico Ricardo Melo, que disse se sentir motivado pela ação da garota.
“Fiquei emocionada e feliz por ela pensar no próximo. Ela entrou na clínica porque eu precisei pegar algumas coisas que havia esquecido e imediatamente comentou com o Dr. Ricardo que estava precisando para alegrar os pacientes” relatou a mãe, feliz pela atitude da filha.
“É emocionante ver o reconhecimento das crianças. Deu um colorido para a clínica. As crianças têm uma visão diferente e os adultos deveriam aprender com elas” ressaltou o médico, preocupado com as atitudes de alguns adultos no que se refere a prevenção da Covid-19.
Projeto semelhante foi realizado por escola de João Pinheiro
Dias atrás, o JP Agora noticiou a ideia da equipe administrativa e pedagógica da Escola Estadual Arminda Maria da Costa. Os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental escreveram cartinhas direcionadas para os médicos, enfermeiros e técnicos como forma de agradecimento pelos serviços prestados em tempos de pandemia.
No ofício de abertura, a equipe da escola aponta que a intenção do projeto é valorizar, motivar e agradecer a todos os profissionais da saúde do Município de João Pinheiro que estão empenhados nos trabalhos e ações de enfrentamento da pandemia. Além disso, a ação tem caráter pedagógico porque incentiva os alunos à prática da redação padrão, uso do email institucional do aluno e o desenvolvimento e trabalho com o gênero textual “carta” dando ênfase aos valores humanos.