InícioBrasilCriança sofre parada cardíaca após tomar vacina contra a Covid-19 em São...

Criança sofre parada cardíaca após tomar vacina contra a Covid-19 em São Paulo; município suspendeu a vacinação

Publicado em

A Prefeitura de Lençóis Paulista (SP) suspendeu a vacinação de crianças contra a Covid-19 pelos próximos sete dias. A medida vale a partir desta quinta (19/1). A decisão foi anunciada pelas redes sociais do Executivo local, “após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer”.

Ainda de acordo com o comunicado, “pais ou responsáveis que desejam vacinar seus filhos antes da retomada da aplicação devem ligar na Central Saúde para realizar agendamento”. O texto adianta que, “segundo a família, a criança está estável e consciente”.

A prefeitura ressalta ainda que segue o indicado por seu comitê e “deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento”.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde destacou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes, impactando diretamente na redução de casos graves e internações por Covid-19.

“O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) está acompanhando e analisará o caso de Lençóis Paulista. O CVE informa que todos os casos de eventos adversos são analisados por uma comissão de especialistas antes de qualquer confirmação. É, portanto, precipitado e irresponsável afirmar que o caso do município está associado à vacinação. Na maioria das vezes, os casos de eventos adversos pós-vacinação são coincidentes, sem qualquer relação causal com o imunizante”, afirmou a pasta.

Leia a nota da prefeitura de Lençóis Paulista

“O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião extraordinária, realizada na tarde desta quarta-feira, 19 de janeiro, determinou a suspensão da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos por sete dias, em livre demanda.

Pais ou responsáveis que desejam vacinar seus filhos antes da retomada da aplicação, devem ligar na Central Saúde para realizar agendamento. A manifestação do Comitê acontece após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer. Segundo a família, a criança está estável e consciente.

O Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento. Além disso, esse prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de forma específica e envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais.

A Secretaria de Saúde está solicitando autorização para acesso ao prontuário médico, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada.

Conforme Nota Oficial expedida anteriormente, na noite de ontem, aproximadamente 12 horas após ser vacinada, uma criança apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou segundo o relato do pai, por isso, foi levada à rede de saúde particular para atendimento profissional, onde foi reanimada. Após ser estabilizada, a criança foi transferida para o Hospital da Unimed, em Botucatu, onde permanece sob observação.

Durante a reunião com o Comitê, a Prefeitura informou aos membros que, através da sua Secretaria de Saúde e da sua Vigilância Epidemiológica, já comunicou à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde e aguarda resposta e instruções dos órgãos responsáveis. A vacinação de adultos segue normalmente na Central de Vacinação e na ESF da Vila Maria Cristina nos horários previamente determinados.”

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


11 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
EU
2 anos atrás
Resposta para  DE olho

Vindo dessa Jornalista de esquerda radical? informação inválida.
A vacina é EXPERIMENTAL, com RNA mensageiro…ouçam o que o próprio criador da vacina diz sobre aplicação em crianças…

O Conservador
2 anos atrás
Resposta para  EU

Animal, experimental é meu 0v0

DE olho
2 anos atrás
Resposta para  EU
Jorge
2 anos atrás

O golpe ta ai cai quem quer cade os que são os defensores das vacinas cobaias de plantão p defender, acordem enquanto e tempo

O Conservador
2 anos atrás
Resposta para  Jorge

Jorge, o jumento! Vacina cobaia? Pode trazer o chapéu de alumínio e a camisa de força pra vc.

Jorge
2 anos atrás
Resposta para  O Conservador

Vc tem costume de chamar todo homem de jumento estranho isso sera q e fetiche

DE olho
2 anos atrás
Resposta para  Jorge

O mugir do gado…

Jorge
2 anos atrás
Resposta para  DE olho

E veremos que tera razão no final, gado ou os desprovidos de inteligência e opinião própria q seguem o caminho mais facil boa sorte senhor inteligente espero q não se arrependa

Joao Pacheco
2 anos atrás

Quando será que negacionista desse site vai produzir uma matéria falando que a parada cardíaca da menina em lencois Paulista não tem nada a ver com vacina da covid