Na última semana, o JP Agora recebeu reclamações relacionadas ao procedimento de obtenção da Carteira de Identidade por parte de alguns pinheirenses, que apontavam falhas e inconsistências no sistema atual utilizado pelo Estado de Minas Gerais. Em vista disso, procuramos a Delegada Dra. Patrícia Amaral de Oliveira para esclarecimentos e ela comentou o passo a passo a ser seguido. Confira a seguir.
Dentre as reclamações, a pinheirense Raquel ganhou destaque porque quis se identificar. Ela contou que precisou tirar o documento de identidade e foi informada que precisava agendar em um aplicativo, mas afirmou que o referido aplicativo nunca funcionou. O problema, segundo Raquel, é uma pouca vergonha.
“Eles falam para entrar na sexta para agendar. Já tem meses que tento fazer dessa maneira e não consigo. Na hora que abre o aplicativo, a cidade de João Pinheiro nunca está disponível, somente Paracatu, Patos de Minas e por aí se vai. Eu acho que isso é uma pouca vergonha. Uma cidade tão bem falada ter que sair dela para fazer documento em outra cidade, uma pouca vergonha. Faz a gente de besta, ficar no telefone 24h tentando marcar e nunca dá certo”, reclamou Raquel.
Em nova enviada à redação do JP Agora, a Polícia Civil de João Pinheiro, representada pela Delegada Dra. Patrícia Amaral, ressaltou que o procedimento realmente passa por agendamento pelo site do Estado de Minas Gerais, às sextas-feiras durante o período das 16 às 16:30h.
“A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais informa que os procedimentos para agendamento e emissão de 1ª e 2ª via das Carteiras de Identidade realizadas no município de João Pinheiro e Brasilândia de Minas são providenciados por meio do sítio eletrônico https://www.mg.gov.br/pagina/carteira-de-identidade. Ao acessar o site, o cidadão deverá clicar em Obter a Carteira de Identidade – 1ª via ou Obter a Carteira de Identidade – 2ª e outras vias e seguir as demais orientações contidas no site do governo. É importante ressaltar que as vagas para agendamentos referentes às emissões das Carteiras de Identidade neste município são disponibilizadas às sextas-feiras durante o período das 16h00min às 16h30min. Neste período, o cidadão deverá acessar o site e escolher a data e horário disponível para a semana seguinte para agendamento da emissão da carteira de identidade.”
Ainda na nota, a Delegada informou que o Posto de Identificação de João Pinheiro vai contar com mais um servidor para dar mais celeridade e eficiência às demandas da cidade de João Pinheiro e Brasilândia de Minas.
“Na oportunidade, a Polícia Civil de Minas Gerais reitera que possui como intuito aperfeiçoar e capacitar o atendimento ao público e, para isso, o Posto de Identificação de João Pinheiro contará com mais um servidor lotado em sua sede. Com a chegada do novo servidor público, o Posto de Identificação de João Pinheiro contará com 2 (dois) identificadores em seus quadros de atendimento, os quais contribuição para dar mais celeridade e eficiência às demandas referentes às emissões das Carteiras de Identidade em João Pinheiro e Brasilândia de Minas.”
Então, reforçando mais uma vez, os procedimentos para agendamento e emissão de 1ª e 2ª via das Carteiras de Identidade realizadas no município de João Pinheiro e Brasilândia de Minas são providenciados por meio do sítio eletrônico mg.gov.br/pagina/carteira-de-identidade. Ao acessar o site, o cidadão deverá clicar em Obter a Carteira de Identidade – 1ª via ou Obter a Carteira de Identidade – 2ª e outras vias e seguir as demais orientações contidas no site do governo. É importante ressaltar que as vagas para agendamentos referentes às emissões das Carteiras de Identidade neste município são disponibilizadas às sextas-feiras durante o período das 16h00min às 16h30min. Neste período, o cidadão deverá acessar o site e escolher a data e horário disponível para a semana seguinte para agendamento da emissão da carteira de identidade.
Não deveria nem ter que marcar agendamento, precisam é tomar vergonha na cara e disponibilizarem pessoal suficiente para fazer a identidade sempre que alguém chegar no posto de atendimento.
Dra 30 minutos não nem pra o aplicativo, os dois funcionarios vão fazer esforço pra atender a população é obrigação ganha pra isso.