Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadeEstado descumpre ordem judicial e pinheirense aguarda por cirurgia na coluna para...

Estado descumpre ordem judicial e pinheirense aguarda por cirurgia na coluna para não ficar tetraplégico

A justiça pinheirense determinou que o Estado providenciasse a cirurgia em 30 dias; prazo já passou há meses

Publicado em

A reportagem do JP Agora vai contar, nesta segunda-feira (19), sobre o verdadeiro martírio vivido na pele pelo pinheirense Delnivon, mais conhecido como Cosmin, que aguarda por um procedimento cirúrgico para evitar ficar tetraplégico. Aos 49 anos de idade, Cosmin está acamado e necessitando de cuidados o tempo todo após uma lesão na coluna. A justiça interviu, mas o Estado de Minas insiste em não cumprir a ordem do juiz de João Pinheiro.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

O repórter do site visitou Cosmin em sua residência, no Bairro Papagaio. Ele e a esposa solicitaram a presença da equipe de reportagem como último alento para que o pinheirense consiga passar pelo procedimento cirúrgico que pode lhe livrar da paraplegia. O caso de Cosmin é muito triste e ele vem sofrendo dores quase insuportáveis.

“Eu sofri um acidente há 26 anos, mas de lá para cá eu vivi normal, nunca perdi um dia de serviço. Aí eu sofri um AVC em abril de 2019 e os médicos mandaram eu ir para a academia e eu não estava preparado para fazer os exercícios e acabei petecando a cirurgia que eu havia feito em Brasília há 26 anos atrás. Já vai fazer quatro meses que estou na cama. Antes, eu conseguia ir ao banheiro, na cozinha, mas de quatro meses para cá é só deitado, a situação só vem piorando” disse Cosmin à reportagem do JP Agora.

Publicidade
Banho e tosa para seu Pet - POP Pet Center João Pinheiro

Vendo que não conseguiria realizar o procedimento cirúrgico pelo SUS, Cosmin resolveu acionar a justiça, o que de fato aconteceu em julho. Na mesma semana em que ajuizou o processo, o juízo pinheirense determinou, via liminar, que o Estado de Minas Gerais providenciasse, dentro do prazo de 30 dias, a cirurgia. No entanto, referido prazo já transcorreu e nenhuma providência foi adotada

“O pedido judicial não foi cumprido pelo Estado. Se eu não operar eu vou ficar na cadeira de rodas e cada dia eu estou pior. Eu gostaria muito que as autoridades cumprissem a ordem judicial, eu não estou pedindo dinheiro, nada, eu quero é a cirurgia, é um direito meu. Trabalhei a vida inteira, bem, e hoje estou aqui deitado nessa cama esperando a cirurgia e eu não dou conta de pagar. Eu sinto falta demais de andar, de aguentar ficar sentado. Hoje eu preciso de ajuda para tudo.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

Nosso repórter também conversou com a esposa de Cosmin. Vânia, que compartilha a vida ao lado de Delnivon há 26 anos, ressaltou que todos da família ficaram com sentimento de impotência porque a justiça já determinou que a cirurgia seja feita, mas, nem assim, as autoridades resolveram o caso do marido. Preocupada, a mulher destacou que Cosmin tem outros problemas de saúde que são agravados pela demora.

Estado descumpre ordem judicial e pinheirense aguarda por cirurgia na coluna para não ficar tetraplégico
Foto: JP Agora

“Se a cirurgia não acontecer com a máxima urgência, ele vai ficar na cadeira de rodas e sentindo dores. Ele é cardíaco, se sente dor, a pressão sobe, e existe o risco de acontecer algo pior. Dia 21/07, o juiz deferiu a liminar mandando fazer a cirurgia pelo SUS ou particular. Até hoje, ninguém não fez nada, ninguém liga, não dá explicação e nem nada. A gente não sabe mais o que faz. É muito difícil, ficamos com uma sensação de impotência. Ele está cada dia pior, atrofiando, e para todo lado que olha não vê uma porta, uma solução”

Publicidade

A reportagem do JP Agora espera que, com o alcance do site, as autoridades municipais e estaduais resolvam o caso de Cosmin com a máxima urgência que a situação exige. Continuaremos acompanhando de perto e encaminharemos a solicitação às autoridades que estão ao nosso alcance.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
8 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Claudia
16 dias atrás

Isso é absurdo…
KD as autoridades competentes ao caso.Cidadão trabalhou enquanto conseguiu e agora é direito dele.
Se manifesta cambada de covardes….

😰
16 dias atrás

Meu Deus como pode esse senhor precisa urgente dessa cirurgia mesmo com ordem judicial ainda não conseguiu que absurdo não estão comprindo com a ordem judicial cadê os órgãos responsável pela a ária da saúde a onde vamos parar.

Publicidade
Clemilda
16 dias atrás

As leis são pra quê? Fui ensinada que são para serem cumprí-las. Onde está o dever do estado? Com certeza os “admistradores” não estão nem aí. Todos que coordenam o nosso estado têm planos de saúde, não dependem do SUS nem de liminar prara terem acesso á saúde. Agora um coitado que trabalhou a vida toda não tem o que garante a Constituição Federal e Mineira, nem com liminar consegue o que seu por direito. Sr. Governador do estado para de olhar para seu próprio umbigo e faça cumprir a lei! #cirurgiacosmimjá

Tudo
16 dias atrás
Resposta para  Clemilda

Minha senhora tinha que parti uma iniciativa do prefeito da cidade Edinho Xavier pra assim chega no governador cadê Edinho os 30 milhões ajuda o rapaz aí

Abençoada por Deus.
16 dias atrás

Cadê a traia que está solta aí nas ruas pedindo voto? Diz que vai fazer isso, fazer aquilo , deveriam olhar mais pela saúde pública que está uma bosta.

Publicidade
Dudu ponto certo
16 dias atrás

vamos todos rezar prfrnlor Deus por ele, nós podia ajudar e fazer uma vaquinha virtual pra ele, o estado tem a obrigação e as prefeituras também

Wellington
16 dias atrás

Isso é um descaso com o ser humano,cadê os órgãos responsáveis, Prefeito Edinho vc podia fazer sua obrigação e correr atrás da cirurgia do cidadão.

Publicidade
Wellington
15 dias atrás

Isso é um descaso com o ser humano, cadê os órgãos responsáveis, Prefeito Edinho faz sua obrigação e corre atrás da cirurgia do cidadão.

mais artigos