O início da noite desta segunda-feira, 05 de junho, foi marcada por uma tragédia em Brasilândia de Minas, precisamente na Rua Pedro Leonardo, Centro da cidade. Um homem de 39 anos foi morto a tiros pela Polícia Militar depois que, em surto psicótico, avançou contra a guarnição com uma enxada.
Segundo apurado pelo JP Agora, Danilo, vítima da ação, estava em sua residência e discutia com seu irmão quando familiares resolveram chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU, porém a unidade que faria o atendimento ao caso solicitou apoio da Polícia Militar e, quando chegaram no local, a situação piorou.
Danilo teria avançado contra os militares com uma enxada. Os policiais, por sua vez, tentaram conter o homem com disparos de pistola de pulsos elétricos, mas a ação não foi suficiente para conter as investidas. Logo, foram efetuados disparos de arma de fogo, atingindo o rapaz na coxa. Danilo chegou a ser socorrido pelo SAMU e seu quadro era crítico. Infelizmente, ele não resistiu e morreu pouco tempo depois.
Diante da notícia, a redação do site fez contato com um irmão de Danilo, José Carlos, que confirmou a denúncia. Ele contou que a Polícia Militar foi até o local para apoiar o SAMU depois que Danilo entrou em surto e tentou agredir outro irmão. A guarnição chegou e a situação se complicou.
“Meu irmão sofria com distúrbio mental. Tinha quase três anos que ele estava normal, mas passou mal uns cinco dias atrás. Estávamos planejando internar ele novamente e hoje tentou agredir meu irmão. Acionamos o SAMU e informaram que só iriam com a PM. Quando chegaram, a polícia tentou pegar ele e ele foi para o lado da polícia com a enxada. Aí a polícia deu uns tiros na coxa dele e pegou na artéria e não resistiu”, disse José Carlos em entrevista exclusiva ao JP Agora.
Procuramos o comandante da 206º Cia de Polícia Militar de João Pinheiro, que é responsável pelo destacamento de Brasilândia de Minas. Capitão Guido confirmou que a Polícia Militar de Brasilândia de Minas foi acionada pelo SAMU para apoiar o atendimento a Danilo.
Ainda de acordo com o Capitão Guido, Danilo teria investido contra a guarnição e foi necessário o uso da força. O comandante não deu mais detalhes e informou que está se deslocando a Brasilândia neste momento.
Familiares e amigos de Danilo já demonstram indignação nas redes sociais. Eles afirmam que a polícia poderia ter agido de outra forma e evitado a tragédia. O JP Agora seguirá acompanhando o caso.
Faleceu com um tiro na coxa? MT azar deste rapaz. Não dava para estancar com a equipe do SAMU? 🤷🏻♂️
Temos que ler as certas reportagens porque não somos cegos diante de tal impunidade ver uma informação desta. Venho a residir a anos na mesma rua sendo inclusive vizinho do Danilo, jovem este calmo e humilde. Talvez sim tinha seus problemas e surtou psicológicamente ontem. Mais vai ai uma simples pergunta… 1- Primeiro ao SAMU de Brasilândia de minas. Este é o procedimento a ser feito a uma pessoa a qual precisava de ajuda e tratamento? Por volta das 19h passei pela rua e vi a USA do SAMU encostando na porta desceu o Condutor e a Técnica ficou dentro… Leia mais »
Advogadozinho de meia tigela. Não sei como isso passou na OAB. Não sabe bosta nenhuma de Direito.
@jose saberá pela suas próprias palavras com gosto amargo de uma sentença. Qual advogado ou assistente de acusação demonstrará a verdade! Quanto a tal covardia… Espere as investigações e a PCMG demonstrar as provas e notícia a corregedoria. Pois a resposta a sociedade será mais que imediata. São pagos estes com o Dinheiro do povo para proteger o povo! Próprio nome diz. Além de Políciais Militares são servidores públicos. Então estes devem respeitar e não matar o cidadão de bem👍
Que isso hein colega, gastou seu português atoah 🤦
Será se o capitão Guido vai pedir exoneração do cabo Nascimento, ou vamos ter que ir na corregedoria lá né Unaí .?
Vai lá mesmo seu trouxa, perder seu tempo. Vc não viu q a ação foi legítima. Ou vc queria que o policial morresse.
Para rapaz, legítima defesa, só tinha esse meio de conseguir desarma a vitima? Tem nem vergonha na cara, ata qualquer civil consegue desarma uma pessoa com uma enxada, e outra Coronel Gibran já tá ciente desse fato, vai ser no mínimo transferido o cabo.
Larga de ser burro. Foi ação legitima!
Esse cara tá espancando geral na cidade a maioria inocente ele acha que eo Robocop mas qualquer pode cantar pro lado dele tbm
Só queria saber o nome de um desses “inocentes” q ele vem espancando. Até então todos os q estamos sabendo são envolvidos em algo e quando abordados ainda desafiam a polícia. A verdade é q Brasilândia se tornou esse ântro de malandragem a partir do momento em que o Santos e o Nascimento foram afastados, pq eles eram os únicos que não se deixavam intimidar pelos projetos de bandidos que essa cidade tem. Espero muito que eles continuem trabalhando direito pra vê c essa cidade volta a ser a cidade tranquila que sempre foi pois só quem reside aqui sabe… Leia mais »
Seu otariano
Esse cara já cometeu vários homicídios na cidade e a culpa caindo em outros
Se foi para cima da polícia com enxada infelizmente vai tomar msm, mais ele foi muito azarado de acertar a artéria femoral, mais infelizmente que chora a mal dele é não a do policial que poderia ter tomado um encarada na cabeça.
O PM tentou de todas as formas evitar usar arma letal, porém o homem com o surto foi irredutível. Portanto ação legitima do policial. Parabéns Polícia Militar. Essa Brasilandia é Zebra viu.
Se for matar todos que tem surto, misericórdia,tem outro jeito sim , respeito o trabalho da polícia,mas não ágil certo não
Agir de outro modo evitado a tragédia como? Tomando uma enxadada na cabeça primeiro?
É só não ir para cima da PM que não vai tomar tiro. Simples!
Atuação correta dos militares!
Deus me livre dessa Brasilândia.
Provavelmente se deve ser de JP, coitado viu.Esse tipo de ação é característica da polícia de minas. Mas nunca se sabe, pode ser vc amanha a ter um surto de ansiedade, psicótico, a mente humana ta propícia a isso, e ai por falta de preparo da PM, pode ser vc a falecer pela atitude indevida de um policial, como foi com esse Cabo em questão, que não é a primeira vez que ocorre esse tipo de situação com ele. Agora, onde está o Taser, seria uma aplicação que manteria a integridade do policial e a vida do cidadão que estava… Leia mais »