A população de Paracatu ficou chocada com as dezenas de imagens de caixões espalhados pelo terreno do cemitério Parque da Paz, que circularam nas redes sociais na noite deste sábado, 15 de abril. A maioria dos caixões está intacta e com corpos dentro, sinal de que foram recentemente sepultados. A triste cena causou grande impacto na comunidade, especialmente entre aqueles que têm entes queridos sepultados no local.
Moradores próximos ao cemitério relataram que a enxurrada invadiu os túmulos com força suficiente para emergir os ataúdes, que ficaram boiando pelo campo até que a água baixasse. Há questionamentos sobre falta de planejamento e de estrutura na expansão do cemitério.
A vereadora Tenente Cristina (PSD) já havia convocado o secretário de Meio Ambiente, Denys Santiago, para esclarecimentos sobre as condições não só do cemitério Parque da Paz, mas de todos os outros em Paracatu. No entanto, ele não compareceu à audiência pública marcada para o dia 11 de abril. A parlamentar relatou em um grupo de WhatsApp que a audiência foi remarcada para 23 maio.
A administração municipal, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que a prefeitura está apurando o ocorrido e em breve se manifestará sobre o assunto. A assessoria também adiantou que já foi publicado o edital para uma Parceria Público-Privada (PPP) visando melhorias no cemitério Parque da Paz.
É fundamental que as ações sejam preventivas e que se reconheça a importância dos cemitérios como espaços sagrados e guardiões da história da sociedade. As pessoas lutam por uma vida digna, e essa dignidade deve ser garantida também no descanso final.