Publicidade
Atendimento emergencial OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadeImagens da cheia do Rio Paracatu em Brasilândia de Minas impressionam; nível...

Imagens da cheia do Rio Paracatu em Brasilândia de Minas impressionam; nível da água ultrapassou a ponte em 1992

Em 1992, as águas pularam a ponte; neste ano, feito está quase se repetindo

Publicado em

O Rio Paracatu está muito próximo de pular a ponte da entrada da cidade de Brasilândia de Minas, assim como já aconteceu no ano de 1992. Várias imagens aéreas do local começaram a circular nas redes sociais da região na última segunda-feira, 17 de janeiro, em especial um vídeo que compara as cheias dos dois anos. Veja, a seguir, e fique por dentro.

Publicidade
Sicredi - Unidade inaugurada em João Pinheiro

O volume do Rio Paracatu começou a sair da normalidade depois das chuvas incessantes que castigaram toda Minas Gerais no final de 2021 e início de 2022. No início de janeiro, ambientalistas já alertavam a respeito do risco das águas invadirem a cidade de Brasilândia de Minas, o que de fato veio a acontecer na comunidade da Ilha, que está quase toda em baixo d’água.

O que chama a atenção é que não chove em Brasilândia há vários dias mas, mesmo assim, o Rio Paracatu continua subindo, o que se dá em razão dos inúmeros afluentes que ele possui espalhados pelo estado. A superfície está muito próxima da ponte e pode ultrapassá-la nos próximos dias.

Publicidade
Nossa equipe está pronta para te atender - POP Pet Center João Pinheiro

Em entrevista concedida ao JP Agora, o Consultor Ambiental Afonso Arueira contou que o principal fator da cheia do Rio Paracatu é a cheia do Rio São Francisco, notadamente em razão da abertura das comportas da represa de Três Marias.

“O Rio Paracatu estava, há dois dias, com vazão de 1680m³ por segundo, o que é muito alto mesmo. A tendência é subir porque as comportas de Três Marias estão abertas e soltando 3000 m³ por segundo, o que eleva o nível do São Francisco e, consequentemente, ocasiona um efeito cascata. Nossos rios são drenos, drenam e levam para o mar. O sistema de drenagem do Paracatu com o São Francisco. Vamos supor que na foz corre a 10km/h, quando sobe o São Fracisco, a drenagem cai a velocidade para 5km/h. Cai o sistema de drenagem do Paracatu, o que ocasiona a cheia” explicou o Consultor Ambiental Afonso Arueira.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

Em 1992, no Governo Collor, a cheia do Rio Paracatu pulou a ponte e invadiu o asfalto, interditando o trânsito por dias. Pelas imagens que circularam nas redes, é possível notar que este feito está muito próximo de se repetir. Apesar disso, Afonso Arueira ressaltou à nossa reportagem que a água tende a ir para o outro lado, mas o alerta aos moradores do Bairro Porto permanece. O consultor ambiental disse, ainda, que nenhum morador de Brasilândia de Minas ficou desalojado em razão do Rio Paracatu até então.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
5 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
João
8 meses atrás

Em 1992 Brasilândia fazia parte de João Pinheiro.

IVAN
8 meses atrás

este consultar ambiental não sabe de nada. quando foi mesmo agua passou por cima ponte? informações de uma pessoa DESINFORMADA!!!!

Anônimo
8 meses atrás
Resposta para  IVAN

Estranho msm, na imagem parece que a cidade está mais baixa que a ponte kk se for assim vai sumir a cidade tbm.

Publicidade
Falando a verdade
8 meses atrás

O Rio está voltando e que eu saiba em 92 passou por cima da ponte lembro que as ambulâncias esperava de um lado e o povo era levado de c barco canoas até o outro lado passado em cima da ponte história de Brasilândia que poucos vivenciaram

IVAN
8 meses atrás
Resposta para  Falando a verdade

agua passou por cima do aterro e não por cima ponte

mais artigos